Chuvas severas na Bahia causam alagamentos e deslizamentos, deixando vários feridos e uma vítima fatal; veja imagens

Chuvas intensas estão causando alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de muros e de construções e desalojando centenas de pessoas na Bahia. Há registro de feridos e pelo menos uma morte.

Chuvas intensas causaram alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de muros e de construções na Bahia.
Chuvas intensas causaram deslizamentos de terra, quedas de muros e de construções na Bahia.

Semana passada, a METEORED emitiu previsões de chuvas intensas na Bahia. O fenômeno aconteceu graças a um corredor de umidade, que foi impulsionado por uma frente fria e ocasionou a formação de tempestades fortes no Estado. Posteriormente, a formação de um ciclone anômalo no oceano Atlântico, na altura do estado baiano, intensificou ainda mais a situação.

Chuvas severas causam transtornos em toda a Bahia

Infelizmente, as previsões se concretizaram ao longo dos últimos dias. Ao longo do fim de semana, 39 municípios da Bahia foram severamente afetados pela chuva, com grandes impactos em Wenceslau Guimarães e Gandu, onde alagamentos e deslizamentos de terra afetaram mais de 200 pessoas e desalojaram quase 100.

Também houve cortes no fornecimento de energia elétrica em dezenas de municípios, além de dezenas de quedas de árvores, desabamentos de muros e destelhamentos. Carros ficaram submersos nos alagamentos, que também interromperam o trânsito em diversas vias do estado. As travessias Salvador-Mar Grande, Salvador-Itaparica e Salvador-Morro de São Paulo seguem suspensas.

Dezenas de quedas de árvores e alagamentos está sendo registrados diariamente em toda a Bahia.

Na Escola Municipal Alberto Amorim, as salas e corredores ficaram alagados e parte do teto desabou. Várias outras escolas suspenderam as atividades em decorrência das tempestades nesta semana. Um casarão localizado na região da Barroquinha desabou na noite desta terça-feira (26).

Em Salvador, até o momento, há registro de quatro feridos e um morto. Uma criança de seis anos foi resgatada com vida de um deslizamento e levada para uma unidade de saúde. Outras duas pessoas seguem soterradas no local. Centenas de pessoas já foram desalojadas no estado.

Os acumulados totais de chuva em Salvador já estão três vezes maiores que a média para o mês de novembro, de acordo com a Defesa Civil de Salvador (CODESAL). O registro em algumas localidades ultrapassou os 319 mm de chuva, enquanto a média histórica para Novembro é de 108 mm. Esse cenário extremo faz com que este tenha sido o Novembro mais chuvoso dos últimos 60 anos.

As chuvas extremo já tornaram este mês o Novembro mais chuvoso das últimas seis décadas.
As chuvas extremo já tornaram este mês o Novembro mais chuvoso das últimas seis décadas.

Ainda de acordo com a CODESAL, entre cem e duzentas ocorrências estão sendo registradas diariamente desde o fim de semana em decorrência das chuvas intensas. Embora as chuvas estejam perdendo intensidade, ainda há vários pontos de alagamento em toda a Bahia.

Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ainda segue com um alerta vigente para acumulados altos de chuva na região de Salvador. Até esta quinta-feira (28), ainda há risco de chuva volumosas de 100 mm/dia, com risco de novos alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.