Chuvas transformam ruas em rios em cidade do leste da Espanha
No últimos dias, a província de Castellón, ao norte de Valencia, foi atingida por chuvas intensas e persistentes que transformaram as ruas e verdadeiros rios. Os volumes foram recordes para a época do ano.
Desde o início da semana, a província de Castellón, ao norte de Valência, r egistra um episódio de chuvas intensas e persistentes que já acumularam mais de 200 mm. A inundou de vias largar como avenidas, conhecidas como bulevares, em pequenas cidades da região. O Centro de Coordenação de Emergências tomou uma série de ações para drenar a água de residências, interditar estradas inundadas e resgatar alguns moradores ilhados.
O Corpo de Bombeiros Local,Consorcio Provincial de Bomberos, ficou responsável em concentrar os esforços em proteger os moradores da praia de Almassora, cujas propriedades foram inundadas. Segundo as autoridades, as intervenções foram resolvidas com sucesso e todas as pessoas estão em boas condições.
Na cidade de Castellón, o início do dia da última quarta-feira (01) foi bastante complicado. Houve ainda a necessidade de manter interditadas várias ruas e avenidas, incluindo a principal via de acesso ao hospital local. A Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) registrou o acumulado de 150 mm na capital de Castellón, sendo o maior valor em um dia fora de um mês de outono, estação mais chuvosa na Península Ibérica, desde 1962.
Outras estações meteorológicas registraram volumes bastante elevados de 215 mm em Pobla Tornesa, de 208 mm em Oropesam e de 207 mm em Burriana, segundo os dados da rede da Associação Valenciana de Meteorologia (AVAMET) até 09:30.
Para os próximos dias a previsão é de tempo mais estável na região. No entanto, para o fim de semana, uma frente fria atinge o norte e oeste da Península Ibérica e há potencial para novos episódios de tempestades, mas agora em Portugal, norte, noroeste e oeste da Espanha.