Cientistas fazem sua primeira previsão de La Niña para 2025! O que esperar?
Os modelos dinâmicos do conjunto IRI continuam prevendo um La Niña fraco durante os meses de verão, conforme indicado pelos índices El Niño-3.4.
As condições de La Niña estão presentes e espera-se que persistam de fevereiro a abril de 2025 (59% de probabilidade), com uma provável transição para ENSO neutro de março a maio de 2025 (60% de probabilidade).
La Niña fraca deve persistir por alguns meses no início de 2025
Conforme relatado pelo Centro de Previsão Climática da NOAA, as condições de La Niña se desenvolveram em dezembro de 2024, resultando em temperaturas da superfície do mar (TSM) abaixo da média nas regiões central e centro-leste do Oceano Pacífico equatorial [Fig. 1].
Os índices semanais mais recentes de El Niño foram de -0,7°C no Niño-3.4 e -0,6°C no Niño-4, com valores próximos de zero no Niño-1+2 e no Niño-3 [ Fig. 2].
O resfriamento subsuperficial foi fortemente reforçado [Fig. 3], com temperaturas abaixo da média no Oceano Pacífico equatorial central e oriental [Fig. 4].
Anomalias de vento de baixo nível ocorreram no leste sobre o Pacífico ocidental e central, e anomalias de vento de nível superior ocorreram no oeste sobre o Pacífico central e oriental. A convecção foi suprimida sobre a linha internacional de mudança de data e intensificada sobre a Indonésia [Fig. 5].
Os índices de oscilação sul tradicional e equatorial são positivos.
Os modelos dinâmicos do conjunto IRI continuam prevendo um La Niña fraco durante os meses de verão, conforme indicado pelos índices El Niño-3.4 com valores abaixo de -0,5°C [Fig. 6].
O North American Multi-Model Ensemble (NMME) prevê valores de SST ligeiramente mais frios que persistirão de fevereiro a abril de 2025. A equipe de previsão favorece a orientação do NMME, prevendo condições fracas de La Niña no início do outono antes da transição para condições neutras de ENSO.
Condições fracas de La Niña têm menos probabilidade de ter efeitos convencionais no inverno e na primavera, embora sinais de previsibilidade possam influenciar as previsões (por exemplo, perspectiva sazonal do CPC).
Em resumo, as condições de La Niña estarão presentes em fevereiro-abril de 2025 (59% de probabilidade), com uma provável transição para ENSO neutro em março-maio de 2025 (60% de probabilidade; [Fig. 7]).
Voltaremos a esse fenômeno La Niña e suas consequências em nossas próximas atualizações.