Cold brew: O café gelado perfeito para o verão!
Cold brew é o seu novo café favorito! Servido gelado, a bebida feita por infusão é extremamente refrescante e perfeita para os dias quentes do verão brasileiro.
O café possui uma forma única, que diferente de de qualquer outra bebida, é possível prepará-lo de diversas maneiras diferentes, com equipamentos profissionais ou artesanais, sempre extraindo sabores e aromas únicos do mesmo grão, e o resultado final nunca é exatamente igual, e cada xícara é uma nova experiência para os sentidos.
Na busca por novas maneiras de preparar o tradicional cafezinho, muitas técnicas antigas têm sido modernizadas, esse é o caso do cold brew, um método de preparo do café extraído a frio que já era conhecido no século XVII e atualmente tem conquistado paladares no Brasil e no exterior.
Vamos conhecer melhor sua origem!
Como surgiu o cold brew?
Como muitas invenções ao longo da história, o cold brew nasceu da necessidade de preservar o café para ser consumido em longas viagens ou em tempos de guerra, e os holandeses foram os primeiros a usar a técnica, mas há controvérsias, alguns livros citam que os japoneses inventaram a técnica e, mais tarde, foi também adaptada pelos franceses.
Os japoneses, utilizando sua tradição milenar no preparo de chás,desenvolveram seu próprio cold brew, o método ficou conhecido como Kyoto-Style, mas ao invés de deixar o grão imerso na água, eles passaram a utilizar torres em que a água pinga nos grãos de café criando a infusão.
Foram os Franceses, em meados de 1830, que desenvolveram o cold brew com a variação mais parecida com a que conhecemos hoje, consumida gelada.
A bebida, chamada Mazagran, era uma mistura de concentrado de café adoçado com água gelada e foi muito consumida pelos soldados Franceses que estavam no Forte Mazagran, na Argélia.
Os soldados, ao retornarem para casa, levaram a receita que foi amplamente difundida por toda a Europa.
Café gelado é uma excelente opção para dias mais quentes e embora não seja uma tradição no Brasil, combina muito com o nosso clima e é uma das formas mais fáceis de preparar a bebida, através da infusão.
Como fazer Cold Brew?
Fazer Cold Brew em casa é muito simples, você precisa de água fria, de preferência mineral, grãos de café moídos grosseiramente e um recipiente para a infusão, como uma jarra ou na própria prensa francesa.
Vamos lá:
- Use a moagem grossa do moedor, caso for comprar já moído peça pela moagem para café na prensa francesa.
- Coloque os grãos de café no recipiente, use uma proporção de 1:3 de café para água. Por exemplo, se você usar 100g de café, adicione 300ml de água, se usar 01 copo de café use 3 copos de água.
- Adicione a água fria mineral ou filtrada, certifique-se de que toda a superfície dos grãos esteja coberta de água.
- Cubra o recipiente e deixe em infusão na geladeira por pelo menos 12 horas e até 24 horas, dependendo do sabor que você deseja obter, quanto mais tempo mais encorpado.
- Coe o café após o tempo de infusão, usando um filtro de papel, prensa ou o coador de café de sua preferência.
Prontinho! Armazene na geladeira por até 5 dias.
Benefícios do Cold Brew:
O café preparado por meio dessa técnica tem algumas diferenças básicas em relação à bebida tradicional:
- é menos ácido;
- é ligeiramente mais doce;
- maior teor de cafeína;
- seu sabor é mais sutil e leve.
Como servir o Cold Brew?
O Cold Brew pode ser servido puro, com gelo ou com leite.Também pode ser usado para fazer outros drinks com café, como smoothies, milkshakes ou coquetéis.
Aqui estão algumas sugestões de como servir o Cold Brew:
- Puro: O Cold Brew puro tem um sabor intenso. O ideal é servir super gelado.
- Com leite ou creme: O Cold Brew com leite, ou a bebida vegetal da sua preferência, e também com leite vaporizado é uma versão ainda mais suave.
- Em drinks: O Cold Brew pode ser usado para fazer outros drinks com café, como smoothies, milkshakes ou coquetéis alcoólicos, com vodka ou gin.
Aproveite o verão com bons cafés!