Começou a maior operação do século para encontrar o monstro do Lago Ness
“Nessie”, como é apelidado o lendário monstro das Terras Altas da Escócia, tem sido intensamente procurado desde o último sábado (26) por centenas de pesquisadores e entusiastas. Eles serão capazes de encontrá-lo?
No último fim de semana, começou a maior caçada ao monstro do Lago Ness, desde aquele famoso estudo que se propôs a detalhar as profundezas do lado, há 50 anos. A busca é organizada pelo Centro do Lago Ness em Drumnadrochit e por uma equipe de pesquisa voluntária chamada Loch Ness Exploration (LNE).
O misterioso habitante do lago gera fascínio entre moradores e turistas que visitam o local diariamente para obter fotos e vídeos de Nessie. Os organizadores viram um grande benefício nisso, então postaram uma busca aberta para recrutar a nova geração de caçadores de monstros.
Em busca de Nessie
A expedição não economizou em tecnologia e a vigilância é feita por céu, água e terra. O Lago é monitorado com drones que possuem scanners térmicos, há barcos com câmeras infravermelhas e um hidrofone subaquático, que capta todos os sons das profundezas. "Nosso objetivo sempre foi registrar, estudar e analisar todos os tipos de comportamento e fenômenos naturais, mesmo os mais difíceis de explicar", disse Alan McKenna, da equipe do LNE.
Enquanto isso, as centenas de voluntários estarão distribuídos em pontos estratégicos ao longo dos seus 39 km de extensão, muito atentos a qualquer movimento inexplicável da água. Todas as manhãs, Alan McKenna, do LNE, informará os voluntários, ao vivo do Centro do Lago Ness, sobre o que procurar e como registrar suas descobertas. No final do dia, será feito um relatório para analisar as conclusões.
O melhor de tudo é que você não precisa estar na Escócia para participar da missão. A Organização também permite que voluntários de todo o mundo monitorem a superfície do lago ao vivo através de webcams no site Live Stream. “O fim de semana oferece uma oportunidade de explorar as águas como nunca antes, e mal podemos esperar para ver o que encontraremos”, disse Paul Nixon, diretor geral do Centro do Lago Ness.
Um novo avistamento há alguns dias
No último 17 de agosto, foi registrado oficialmente um novo avistamento do monstro do Lago Ness. Steve Valentine estava passeando de barco com sua esposa quando observou o que descreveu como uma “forma negra” a cerca de 200 metros de distância. O capitão do navio ficou "intrigado" com a foto que Steve lhe mostrou e pediu-lhe que relatasse o evento como um avistamento oficial de Nessie.
A imagem parecia ser a parte posterior da cabeça e a corcunda do corpo do misterioso monstro do Lago Ness. Finalmente, o Registro Oficial de Avistamentos de Monstros do Lago Ness reconheceu a fotografia de Steve como um novo registro de Nessie.
A exploração do último fim de semana não é a primeira vez que os pesquisadores vasculham o lago em busca de sinais do monstro do Lago Ness. O Escritório de Pesquisa do Lago Ness tentou fazer isso em 1972, mas não conseguiu.
Em 1987, a Operação Deepscan implantou equipamento de sonar em toda a largura do lago e afirmou ter encontrado um "objeto não identificado de tamanho e força incomuns". Em 2018, um estudo de DNA realizado por um grupo de pesquisadores não encontrou evidências de animais de grande porte no Lago Ness, detectando apenas a presença de numerosas enguias. Será que eles finalmente encontrarão o monstro nos próximos dias?