Como as diferentes fases da Lua afetam as pessoas?
Desde as culturas primitivas até o presente, os seres humanos compartilham um inevitável fascínio pelo nosso satélite natural. No entanto, você acha que suas fases nos afetam?
A Lua sempre nos despertou interesse, seja pelo brilho que nos dá, pela forma como mede o tempo ou pela forma como as suas diferentes fases nos afetam. No entanto, este último não é acreditado por todos. Agora, se isso é verdade, como ela afeta a nós, seres humanos?
Em primeiro lugar, a lua é um satélite "vivo". Está sempre em movimento contínuo mudando a forma como a percebemos, ou seja, Lua Cheia, Lua nova, Lua Crescente e Lua Minguante. Além disso, nosso satélite influencia muito os ciclos naturais da água e das plantas, e pela mesma razão também poderia fazer conosco.
Primeiro, algumas curiosidades
Como bem sabemos, o ciclo lunar dura 29,5 dias, digamos que seja algo mensal, exceto em alguns casos. A palavra "menstruação" vem da palavra latina "mensis" que significa "mês" ou "ciclo lunar", e é claro que esse termo que afeta as mulheres também acontece uma vez por mês.
A duração do ciclo lunar e do ciclo menstrual são semelhantes. A segunda costuma durar cerca de 29 dias em casos normais. Estatisticamente falando, supondo que a menstruação comece em horários aleatórios, uma em cada duas mulheres menstruará dias antes ou depois da lua cheia ou nova. Apesar disso, estudos recentes concluem que essa sincronização é mera coincidência.
A lua cheia é a que mais pode influenciar
Existem psicólogos e psiquiatras que sustentam que a Lua cheia pode interromper o sono das pessoas, principalmente quando nosso satélite está em sua fase de plenitude. Muitas pessoas, durante esta fase, asseguram que demoram mais a adormecer ou que dormem mal.
Dentro do contexto do sono, este estudo, publicado em 2017 na revista Molecular Psychiatry, concluiu que os padrões de sono e humor variável em pessoas com transtorno bipolar estão ligados aos ciclos lunares. Embora isso não seja definitivo.
Alguns outros estudos também afirmam que a Lua pode afetar a pressão arterial. Se a atração gravitacional afeta as marés, também pode afetar os líquidos do nosso corpo. No entanto, apesar de existirem dezenas de artigos e estudos que corroboram esta relação, existem muitos outros que os contradizem.
Existem crenças populares que garantem que a Lua Cheia causa mudanças comportamentais nos seres humanos e que pode afetá-los com comportamentos violentos. Você se lembra da palavra lunático? Este termo deriva da palavra "Lua" e tem sido usado para se referir a pessoas eufóricas e transbordantes... Deve ser por algum motivo!
Por que motivo pode nos influenciar?
Alguns cientistas estudaram e pesquisaram sobre o assunto. Muitos pensam que a Lua nos influencia da mesma forma que faz com as marés. Aqui, a protagonista é a força da gravidade. Se isso influencia os animais, as plantas e as marés, como não o faria conosco?
Os movimentos do Sol e da Lua criam ondas sutis no campo magnético da Terra. Essas ondas podem ser percebidas por seres vivos, incluindo humanos, graças a minúsculos cristais de magnetita ou moléculas sensíveis à luz chamadas criptocromos. No entanto, até agora tudo é especulação sem muito embasamento científico.