Conheça a Trilha Ytepopo, o novo atrativo do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná

A nova atração do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é uma trilha incrível de 5 km de caminhada em meio à natureza, às margens do Rio Iguaçu. Saiba mais aqui.

Trilha Ytepopo, no Parque Nacional do Iguaçu
Trilha Ytepopo, no Parque Nacional do Iguaçu. Crédito: Nilmar Fernando.

A nova trilha, chamada Ytepopo, foi inaugurada na quinta-feira (31), como mais uma opção de roteiro a pé no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná. Ela conta com cinco quilômetros de extensão e seu trecho fica localizado às margens do Rio Iguaçu.

O atrativo inédito para os visitantes é incrível, e ótimo para quem busca uma conexão com a natureza. Veja abaixo mais detalhes sobre o passeio.

O que você precisa saber sobre a Trilha Ytepopo

Primeiro: de onde vem esse nome?Ytepopo’ vem do idioma tupi-guarani dos povos originários que habitavam a região do Parque Nacional do Iguaçu. Era assim que eles chamavam o local. O significado seria algo como “rio que salta muito” ou “rio com muitos saltos”.

O Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida localizada no Extremo Oeste do Paraná, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu. Foi estabelecida em 1939 e tem uma área de 1.700 km².

De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, o acesso à Trilha Ytepopo já está incluído no valor do ingresso regular ao parque. O funcionamento da trilha será diário, com abertura às 9h e o último horário para início dela às 14:30h. A duração estimada da caminhada é de 1 hora e 40 minutos.

“O diferencial dessa nova trilha é ser às margens do Rio Iguaçu, onde o visitante poderá caminhar e acompanhar o volume e fluxo d’água, que se direciona para desaguar e formar a Maravilha Mundial da Natureza, as Cataratas do Iguaçu”, descreve a concessionária em seu site.

O ponto de partida da trilha fica no Espaço Porto Canoas, logo acima das Cataratas do Iguaçu. Já o ponto de chegada é no Caminho das Bananeiras. Chegando lá, é preciso caminhar cerca de um quilômetro até o ponto de embarque do ônibus interno do parque na BR-469.

Trilha Ytepopo no Parque Nacional do Iguaçu
Trilha Ytepopo no Parque Nacional do Iguaçu. Crédito: Nilmar Fernando.

Outra alternativa é os visitantes descerem no ponto do Macuco Safari e seguir pelo Caminho das Bananeiras por aproximadamente um quilômetro, acessando a Trilha Ytepopo pelo sentido inverso e concluindo o percurso no Espaço Porto Canoas.

Essa nova atração é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Urbia Cataratas, sendo a primeira trilha inédita aberta durante a concessão, além das reaberturas dos históricos caminhos Poço Preto e Bananeiras.

Outras trilhas do Parque

Outras três trilhas estão disponíveis, todas incluídas no valor do ingresso de acesso ao Parque: a famosa Trilha das Cataratas, que dá acesso aos mirantes; e duas trilhas pela mata: a Caminho das Bananeiras e a Caminho do Poço Preto.

Trilha das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu
Parte da famosa Trilha das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu. Crédito: Blog Quero Viajar Mais.

Para todas as trilhas do Parque Nacional do Iguaçu, é indicado o uso de roupas apropriadas para atividades físicas, leves e confortáveis, além de calçados fechados. É recomendado também passar protetor solar e repelente, e o uso de boné e óculos.

Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), com escolha do dia e do horário.

Referência da notícia:

Parque Nacional do Iguaçu. “Trilha Ytepopo”. 2024.