Conheça as quatro cidades “mais italianas” para visitar no Brasil

O Brasil é uma mistura de culturas, e é claro que os imigrantes italianos fazem parte da nossa história. Listamos aqui 4 destinos incríveis que são um verdadeiro pedacinho da Itália no país para você visitar.

Nova Veneza (SC)
Gôndola no centro de Nova Veneza, em Santa Catarina. Crédito: Divulgação.

O Brasil é uma mistura de povos e culturas, e os imigrantes italianos fazem parte da história do nosso país. Aqui, eles colonizaram várias regiões, criando cidades que são verdadeiros pedacinhos da Itália! E essas cidades até hoje são verdadeiras atrações turísticas por conta da arquitetura, culinária e tradições tipicamente italianas.

Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil na década de 1870, e, principalmente, para as regiões Sul e Sudeste do país, buscando melhores oportunidades de vida. Começaram a trabalhar em lavouras de café e em plantações de uva.

Você terá um gostinho da arquitetura, da cultura e da maravilhosa gastronomia do país europeu sem precisar mudar de continente. Então, acompanhe conosco essa viagem aos quatro destinos “mais italianos” do nosso país.

Nova Veneza (SC)

Localizada no sul do estado de Santa Catarina, a cidade de Nova Veneza tem pouco mais de 13 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE. Desses, 95% são descendentes de italianos e as crianças aprendem o idioma na escola. E pelo nome já percebemos que a sua arquitetura é semelhante à da província italiana de Veneza. A característica é uma herança das 400 famílias da região do Veneto que desembarcaram na cidade em 1891.

Vinícola Borgo, em Nova Veneza (SC)
Castelo de Pedra, em Nova Veneza (SC), que é na verdade a Vinícola Borgo. Foto: Portal Municipal de Turismo Nova Veneza.

Nova Veneza tem até uma gôndola oficial doada pelo governo italiano, que simboliza o elo entre as duas cidades. A gôndola fica na praça Humberto Bortoluzzi, e os visitantes podem apreciar a embarcação e tirar fotos em um lago artificial aberto ao público.

Em junho, acontece a Festa da Gastronomia Típica Italiana, um evento que atrai milhares de visitantes todos os anos, celebra a imigração italiana e a emancipação política-administrativa no município.

A cidade preserva as tradições italianas através da gastronomia, canções e no dialeto falado por grande parte da população. Inclusive, recebeu em 2018 o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. Ao total, são mais de 20 restaurantes que servem pratos como massas, pizzas, galetos, polenta e, é claro, os saborosos vinhos, cafés e gelatos (sorvete italiano).

Antônio Prado (RS)

Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Antônio Prado também é famosa pela sua cultura italiana. Fundada em 1886, a região ainda preserva toda a arquitetura da época, com 48 imóveis tombados como patrimônio histórico. As construções possuem detalhes em lambrequins – entalhes de madeira nos beirais, enfeites típicos italianos.

Antônio Prado (RS)
À esquerda, uma das casas de arquitetura italiana, e à direita, a Igreja Matriz de Antônio Prado (RS). Crédito: Divulgação.

Ali está o tradicional Moinho Francescatto, que surgiu com a família Simioni e tem mais de 130 anos. O lugar produz (e vende) farinha de milho, o ingrediente principal da polenta, um dos pratos típicos italianos. Também é possível visitar a Ferraria do Marsílio, estabelecimento fundado em meados de 1900 e que ficou em atividade até a década de 1980. Vale a pena visitar a Igreja Matriz, construída em alvenaria, e percorrer as ruas charmosas da cidade.

Além de atrações culturais, a cidade conta com vinícolas, cervejarias, bares e restaurantes com gastronomia italiana, é claro.

Flores da Cunha (RS)

Também no estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Flores da Cunha com seus mais de 30 mil moradores, preserva entre as muitas tradições dos seus colonizadores o dialeto vêneto e a arquitetura italiana, construída pelos imigrantes que lá chegaram por volta de 1877.

Flores da Cunha é o maior município produtor de vinhos do país. A produção local em 2017/2018 atingiu 101 milhões de quilos de uva e 120 milhões de litros de vinho. Conta com quase 200 indústrias vinícolas.

O município abriga muitas cascatas, vinícolas e museus, como por exemplo, o Museu de Arquivo Histórico Pedro Rossi. Ele conta com um acervo de objetos, documentos e fotografias da época da colonização.

vinícola em Flores da Cunha (RS)
Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha (RS). Crédito: Blog Wine Locals.

Você pode visitar a Rota das Vinícolas dos Altos Montes, o Caminhos do Alfredo, a Rota Turística Vales da Serra, provar os pratos típicos da culinária italiana, os excelentes vinhos e sucos, ouvir canções folclóricas e muito mais!

Pedrinhas Paulista (SP)

A cidade de Pedrinhas Paulista, no estado de São Paulo, com pouco mais de 3 mil habitantes, tem um apelido carinhoso: Roma Brasileira, pois guarda fortes influências italianas. Os primeiros imigrantes chegaram na região por volta de 1949.

A cidade impressiona pela sua arquitetura marcada por colunas e estátuas, elementos que remetem à tradição italiana. São várias construções inspiradas no estilo romano, como a Câmara Municipal, a prefeitura, o Cine Teatro, o Museu dos Pioneiros, a Igreja de São Donato, a praça Romana e o Coliseu.

A culinária aqui também é excelente, e todo mês de agosto acontece a tradicional Macarronada de São Donato, sua festa mais popular. Além da degustação desse prato, a festividade inclui a apresentação de danças típicas italianas, como a tarantela.

Pedrinhas Paulista (SP)
Praça Romana em Pedrinhas Paulista (SP). Crédito: Alexandra Favoretto.

Gostou das nossas opções turísticas? Que tal mergulhar na cultura italiana e visitar uma dessas cidades encantadoras? Divirta-se!