Conheça Jericoacoara, um dos destinos nacionais mais buscados para o verão
Jericoacoara é uma vila dentro do município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, e é muito famosa por suas belíssimas praias, recebendo milhares de turistas todos os anos. Conheça mais da região.
Jericoacoara é uma vila de pescadores que conserva o seu ar rústico, que fica no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará. A região faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara, uma área de proteção de cerca de 88 km².
A vila é um destino popular para os amantes de natureza e de praia, recebendo milhares de turistas todos os anos. É cercada por dunas, lagoas e belíssimas praias. Para as noites de verão, não faltam opções de bares e restaurantes, e com direito a forró. Grandes edifícios não existem por lá, apenas casas e alguns pequenos prédios com telhados rústicos, e as ruas são de areia.
Inclusive, este é um dos destinos nacionais mais procurados para a temporada de verão 2025. Acompanhe abaixo dicas do que fazer ao visitar este incrível destino turístico.
Pontos turísticos de Jericoacoara
Vamos apresentar aqui os principais pontos turísticos da região, que você não pode deixar de conhecer:
Praias de Jericoacoara
A Praia de Jericoacoara é a principal da vila, levando o seu nome, sendo a mais movimentada da região. É formada por dunas de cerca de 30 m de altura que mudam de cor ao longo do dia, por jangadas e pequenas lagoas interdunares. As águas são rasas e os ventos constantes; inclusive, ali se pratica muito o windsurf.
Piscinas naturais se formam dependendo se a maré estiver baixa, e são uma boa opção para quem prefere aproveitar águas quentinhas e calmas; inclusive, é ótima para visitar com crianças.
Outra opção de praia é a Praia da Malhada, rodeada de pedras, e que tem menos movimento do que as praias mais populares, mas também não tem comércios ao seu redor. É uma paisagem única, e excelente para os banhistas.
Para a prática do kitesurf, o ideal é a praia do Preá, que tem ventos fortes, mas fica no município de Cruz, próximo dali.
Pedra Furada
Cartão postal de Jeri, é exatamente isso: uma grande pedra com um buraco no meio. É um arco enorme rochoso que foi esculpido pela ação das ondas. Durante a maré baixa, é possível caminhar a pé na beira do mar de Jeri e ir até lá.
A região rochosa se estende por cerca de 2 km de litoral, terminando na Pedra do Frade. Inclusive, em julho, o sol se põe por trás da Pedra Furada, formando um grande espetáculo de beleza visto por dentro do furo.
Lagoas interdunares
São lagoas que se formam na estação chuvosa entre os recôncavos das dunas. As mais conhecidas são a Lagoa do Paraíso, com águas verdes cristalinas e uma grande infraestrutura, e a Lagoa da Tatajuba, que tem infraestrutura mais simples e é mais tranquila.
Buraco Azul
Esta é uma atração de Jeri que se tornou bastante popular nos últimos anos. Trata-se de um buraco cavado pelo homem e que foi, com o tempo, preenchido pela água da chuva. Recebe esse nome pela cor da água.
Os mais corajosos encaram o salto de 3 metros de altura até a água.
Passeio de buggy
Para os aventureiros, é uma ótima opção de passeio. Inclusive, essa é uma das melhores formas de se deslocar entre as praias da cidade, já que as ruas são feitas de areia.
Duna Pôr-do-Sol
Esta é considerada uma das atrações turísticas mais importantes de Jeri. Trata-se de um acidente geográfico dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, que impressiona pelo seu tamanho, com cerca de 30 m de altura.
Vale a pena passear de buggy pela Duna do Pôr do Sol no final da tarde e apreciar o astro se pôr no horizonte, em frente ao mar. Isso inclusive já virou tradição.
Jericoacoara é muito aconchegante, calma e charmosa durante o dia, mas durante a noite os bares e restaurantes oferecem música ao vivo para todos os gostos e a cidade se torna um pouco mais agitada.
Vale a pena colocar esse destino na sua agenda para a sua próxima viagem!