Conheça o Camu-Camu: a fruta brasileira que tem mais vitamina C que a laranja
A fruta, conhecida como “ouro amazônico”, é uma fonte poderosa de vitamina C, tendo maior concentração do que a laranja e a acerola. Conheça mais sobre essa fruta da Amazônia.
O camu-camu, também chamado de "caçari", "araçá-d'água" e "camocamo", é uma árvore frutífera da região Amazônica, e muito conhecida como “ouro amazônico” por ser uma das maiores fontes naturais de vitamina C do mundo e ter grande potencial nutricional e bioativo.
A árvore cresce naturalmente nas margens dos rios e em áreas alagadas, sendo uma importante fonte de renda para as populações ribeirinhas da Amazônia. E seu nome (camu-camu) vem da língua quechua, falada por comunidades indígenas da América do Sul, e significa “fruta azeda” – uma referência ao sabor marcante do fruto.
O camu-camu tem um teor de vitamina C extraordinariamente alto, na ordem de 2 a 3% do seu peso fresco, perdendo apenas para a fruta australiana Kakadu plum. Descubra abaixo mais informações sobre essa poderosa fruta brasileira.
O potencial da superfruta camu-camu
O camu-camu (Myrciaria dubia) é um fruto avermelhado pequeno, com polpa macia e branca, rico em vitamina C, como já comentamos. Por exemplo: comparando a cada 100 gramas, enquanto uma laranja possui 47,3 mg desse nutriente, o camu-camu chega a ter 1,7 mil mg. A acerola tem até 1,6 mil mg nessa mesma quantidade.
A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e a melhorar a resposta para prevenir e combater infecções agudas, crônicas e recorrentes como infecções do trato respiratório. A deficiência dessa vitamina pode comprometer a imunidade, aumentando a suscetibilidade a gripes, resfriados e outras infecções.
Além disso, a vitamina C ajuda na produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade e a firmeza da pele, e na absorção de ferro dos alimentos. Também ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim” (o LDL) no sangue.
E para quem tem curiosidade sobre o sabor, o camu-camu tem um gosto intensamente cítrico e azedo. Por isso, não se costuma consumir a fruta in natura, sendo usada principalmente no preparo de sucos e sobremesas.
Outros benefícios do camu-camu
Essa pequena fruta da Amazônia é um verdadeiro tesouro da natureza. Além da vitamina C, apresenta também uma quantidade significativa de polifenóis, carotenóides e minerais, compostos com efeito antidiabético, cardioprotetores e antioxidantes.
Ela ajuda a reduzir a constipação intestinal, atuando na regulação do intestino de forma natural. Também controla a hipertensão, ao contribuir para a regulação da pressão arterial; e auxilia no controle da glicemia.
Como consumir o camu-camu
Como o fruto tem um sabor ácido, geralmente é consumido na forma de sucos, geleias, chás e suplementos em pó ou em cápsulas. Se você preferir experimentar in natura, pode misturá-lo com outras frutas mais doces para equilibrar o sabor e aliviar o azedo.
Referências da notícia
Ouro amazônico: conheça fruta que tem mais vitamina C do que a laranja. 15 de dezembro, 2024. Bruno Bucis.
Camu-camu: Uma Superfruta da Amazônia. 2024. Blog Iamani/Redação.