Conheça o Vale dos Encantos, a nova rota turística no Norte de Santa Catarina

Santa Catarina é rica em belezas naturais e com atrativos que encantam a todas as idades. E agora, o estado ganhou uma nova rota turística: o Vale dos Encantos. Veja mais informações aqui.

Parque Malwee, em Jaraguá do Sul (SC)
Parque Malwee, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Crédito: Fábio Junkes.

O estado de Santa Catarina é muito conhecido por suas praias paradisíacas, mas também pelos recantos rurais em meio à natureza na região serrana. Suas deslumbrantes belezas naturais atraem diversos turistas.

São várias rotas e destinos a se visitar, que agora somam-se a mais uma nova rota turística: o 'Vale dos Encantos', no norte do estado. Saiba mais aqui.

A nova região turística

Para enriquecer o turismo catarinense, foi lançada oficialmente no dia 27 de junho, em Corupá, a 15ª região turística de Santa Catarina, a “Vale dos Encantos”.

A nova Instância de Governança Regional (IGR), como é chamada, é constituída por sete municípios do Vale do Itapocu, os quais: Corupá, Barra Velha, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba.

“Precisamos pensar no turismo como uma ferramenta econômica de grande poder, capaz de gerar emprego, riquezas e consequentemente o desenvolvimento das cidades que integram este grupo” - João Antônio Alves Vicente, presidente do Conselho Gestor da IGR Vale dos Encantos.

Essas cidades reúnem muita cultura e história para impulsionar o desenvolvimento turístico da região, e tem tudo para dar muito certo. A rota tem uma diversidade de paisagens, desde o litoral com suas praias e costões até a serra com suas cachoeiras, e espera-se que fortaleça o turismo regional.

Alguns atrativos da rota Vale dos Encantos

Veja alguns pontos turísticos das cidades que compõem a nova rota:

Corupá:

Localizada aos pés da majestosa Serra do Mar, Corupá é de uma exuberância natural, com mais de 65% de sua área coberta pela Mata Atlântica. Aqui, você pode viver experiências de caminhada, escaladas e cicloturismo. O destaque do município é o Seminário Sagrado Coração de Jesus, que abriga o museu mais antigo em atividade do estado, uma capela, belos jardins, cafeteria e espaço para lazer. A arquitetura do local faz referência aos castelos europeus, e é uma verdadeira obra de arte.

Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC)
Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC). Crédito: Divulgação.

A cidade também é famosa pelo Bananalama, o maior encontro de trilheiros do mundo reconhecido pelo Guinness Book. Além disso, você também pode vivenciar o turismo rural.

Barra Velha:

Localizada no litoral norte do estado, uma de suas mais belas atrações é a Ilha do Grant. A ilha fica a cerca de 5 km da costa, e é um verdadeiro paraíso natural, com águas cristalinas e uma rica flora.

Ilha do Grant, em Barra Velha (SC)
Ilha do Grant, em Barra Velha (SC), umas das principais atrações da cidade. Crédito: Divulgação.

A ilha possui duas pequenas enseadas de águas calmas, e algumas formações rochosas. O acesso é feito por meio de barcos que partem da praia Central. Barra Velha também tem várias outras praias muito boas para aproveitar, como a Praia do Tabuleiro e a Praia das Pedras Brancas e Negras.

Jaraguá do Sul:

Um dos destaques da cidade é a Chiesetta Alpina, uma réplica da igreja italiana de mesmo nome situada na região do Tirol, nos Alpes italianos. A igrejinha foi construída em 1958 e fica no alto de uma colina, cercada por uma paisagem exuberante, com vista para a Serra do Mar e para a cidade.

Curiosidade: segundo o Atlas 2024 do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Jaraguá do Sul é a cidade mais segura de Santa Catarina (segundo o número de homicídios estimados por 100 mil habitantes).

Outro local é o Parque Malwee, onde você encontra lazer e contato com a natureza, seja para uma caminhada, um piquenique ou praticar esportes ao ar livre. O espaço verde conta com restaurante, trilhas, pedalinhos e um labirinto.

Pico Malwee, em Jaraguá do Sul (SC)
Pico Malwee, em Jaraguá do Sul (SC). Crédito: Divulgação.

E há também o Pico Malwee, em um morro, com uma estrutura pendente de chão de vidro na ponta. Lindo local para apreciar a vista da cidade de lá de cima.

São João do Itaperiú:

O forte da cidade é a Fogueira, localizada na Praça Raulino Reitz, montada para a Festa Junina. Trata-se de uma construção imponente, que pode ser vista de longe. Com mais de 30 metros de altura, a estrutura é feita de madeira, bambu e palha, e é decorada com bandeirinhas coloridas e luzes. É um local turístico que permanece durante o restante do ano.

Schroeder:

O grande atrativo da cidade é a Estrada do Rio do Júlio. São 16 km de percurso em meio à natureza, com 3 pontos de apoio para descanso e apreciação da paisagem. Durante o trajeto, você pode encontrar animais típicos da região, como aves, capivaras e macacos.

Estrada do Rio do Júlio, em Schroeder (SC)
Estrada do Rio do Júlio, em Schroeder (SC). Crédito: Divulgação.

Ao longo da estrada, há diversas opções de lazer e entretenimento, como cachoeiras, mirantes, restaurantes e áreas para piquenique. Há ainda trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta. Outro ponto turístico é o Morro do Pelado.

Guaramirim:

Um ponto turístico muito visitado é o Morro da Santa, que com quase 280 metros de altitude, proporciona uma vista panorâmica da cidade e da região ao seu redor. No topo do morro, tem uma estátua da padroeira da cidade, a Nossa Senhora Aparecida.

Morro da Santa, em Guaramirim (SC)
Morro da Santa, em Guaramirim (SC). Crédito: Divulgação.

O Morro da Santa também oferece opções de lazer, como trilhas, rapel, escalada e voo livre.

Massaranduba:

Aqui o destaque também é um morro, o Morro Santo Anjo. Com uma altitude de cerca de 710 metros, é um dos pontos mais altos da cidade, proporcionando aos visitantes uma vista panorâmica de toda a paisagem ao redor.

Morro Santo Anjo, em Massaranduba (SC)
Morro Santo Anjo, em Massaranduba (SC). Crédito: Divulgação.

Além da natureza deslumbrante, o Morro do Santo Anjo tem uma grande importância religiosa para os moradores: é um local de peregrinação durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa em honra ao padroeiro da cidade, São Roque.

E aí, gostou da nova rota catarinense? Vale a pena conhecer as cidades dessa belíssima região.