Conheça os melhores alimentos (e os piores) para consumir antes de dormir
Escolher de forma correta o que comer antes de dormir tem um papel fundamental para evitar a insônia e não atrapalhar o seu sono. Descubra aqui o que evitar e o que é “permitido” comer antes de dormir.
Sabemos que existem alimentos mais leves e aquelas refeições que pesam mais no nosso estômago, e que o horário do dia em que você vai fazer as refeições interfere na qualidade do sono. À noite, escolher corretamente o que comer antes de dormir é muito importante para evitar a insônia e não atrapalhar o seu sono, além do que pode ser uma maneira de evitar pesadelos e até o ganho de peso.
Por isso, trouxemos aqui os alimentos que você deve evitar comer antes de dormir e aqueles que são recomendados, devido aos seus benefícios para uma noite de sono mais tranquila. Acompanhe abaixo.
Os alimentos para evitar à noite
Bebidas alcoólicas e energéticas
Começamos falando não de alimentos, mas de bebidas, que influenciam o nosso sono. Evite as bebidas alcoólicas. Elas podem até dar a impressão de que "apaga" você, mas esse efeito é ilusório. Na verdade, os drinques em excesso acabam piorando a qualidade do sono, em especial o REM (Rapid Eyes Movement), momento no qual ocorrem os sonhos e a consolidação das memórias.
Outras bebidas são o café, bebidas energéticas e outras ricas em cafeína e açúcares, como os refrigerantes, pois são estimulantes; elas podem continuar agindo no organismo por horas, causando agitação e insônia.
Alimentos processados
Os alimentos processados, como bacon, pizza, frios e industrializados, além de gordurosos, são ricos em sódio. Eles dificultam o sono, além de trazer vários problemas de saúde.
Doces e frituras
Os doces em geral, e frituras são muito calóricos, e pesam no estômago, atrapalhando o sono; por isso, devem ser evitados antes de dormir.
Além disso, alguns chocolates costumam conter ainda teobromina, que aumenta os batimentos cardíacos e não contribui para o relaxamento.
Termogênicos
Alimentos termogênicos como gengibre, canela e pimenta, também devem ser evitados. Eles aumentam a produção de calor no corpo, que precisa resfriar para “pegar” no sono, e isso interfere na capacidade de dormir tranquilamente.
Alimentos recomendados à noite
Por outro lado, há alimentos que ajudam a relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila. Veja abaixo os mais indicados:
Frutas
A banana e o abacate são fontes de triptofano, substância que ajuda na liberação de melatonina, o hormônio do sono, auxiliando a ter uma boa noite de sono.
Cereais integrais
Esses cereais possuem aveia e linhaça, que são ótimas opções por serem compostas por carboidratos complexos, o que ajuda na saciedade e não causa picos e quedas bruscas nos níveis de glicose no sangue.
Ovos
O ovo é uma ótima fonte de proteína e um dos alimentos considerados mais completos na nutrição. Ele ajuda muito no colesterol bom (HDL). Além de ter preparo rápido, é uma boa opção para incluir no seu jantar.
Vegetais
Os vegetais, como alface, tomate, espinafre, couve-flor, entre outros, contém poucas calorias e ajudam a saciar a fome, além de ser fonte de vitaminas e minerais. São opções nutritivas e leves, que não “pesam” no seu estômago.
Aveia com leite quente
Essa combinação fornece uma dose dupla de triptofano e, consequentemente, melatonina, induzindo relaxamento e facilitando o adormecer.
E uma dica: o recomendado é que as refeições sejam feitas até 3 horas antes de deitar. Contudo, se você sente fome, não precisa ficar preso a esse limite, desde que se alimente da maneira correta.
Referências da notícia
Quais são os piores (e melhores) alimentos para comer antes de dormir?. 10 de julho, 2024. Redação/UOL.
Conheça 5 alimentos recomendados para consumir antes de dormir e 5 que você deve evitar!. 01 de abril, 2024. Panvel/Redação.
Expert lista os piores alimentos para comer antes de dormir. 30 de agosto, 2024. Claudia Meireles e Giovanna Kunz.