De cabelos em pé! Vídeo chocante mostra o risco de um raio iminente
Um grupo de pessoas em um lugar deserto na Mongólia ficou surpreso ao ver como seus cabelos ficaram em pé. Este é um sinal claro de que o perigo está à espreita... Do que se trata? Saiba aqui.
Um vídeo surpreendente foi divulgado nas últimas horas onde um grupo de pessoas pode ser visto ao ar livre em uma área desértica da Mongólia, muitas das quais com os cabelos arrepiados como sinal da queda iminente de um raio.
O que aconteceu é um efeito conhecido, mas muito difícil de registrar, por isso este vídeo é valioso como material educativo sobre prevenção de tempestades.
Raios: descargas elétricas por diferença de potencial
Os raios que são produzidos nas tempestades são grandes descargas elétricas que normalmente são geradas por uma diferença de potencial entre a nuvem e a superfície da terra.
Os elementos que estão na superfície (neste caso, as pessoas) podem ser carregados positivamente durante uma tempestade, e isso causa um desequilíbrio de carga que se manifesta, por exemplo, no fato de que podemos sentir como nossos cabelos se arrepiam ou faíscas são produzidas quando nossos dedos se chocam.
No caso de passar por esse tipo de situação, a principal orientação é buscar refúgio imediatamente, dentro de casa ou até mesmo dentro de um carro. Se isso não for possível, é de vital importância ficar longe de objetos altos, como árvores, e agachar-se, abaixar a cabeça com as mãos atrás do pescoço, adotando uma posição fetal para minimizar a área de contato com o chão.
Alguns números surpreendentes de raios no mundo
Estima-se que cerca de 44.000 tempestades ocorram na Terra todos os dias, gerando cerca de 8.600.000 descargas elétricas. Uma fração delas incide sobre áreas povoadas ou habitadas, produzindo cerca de 24 mil mortes por ano.
O raio viaja a uma velocidade média de 440 km/s, (podendo atingir velocidades de até 1400 km/s). Mede em média cerca de 5 km de comprimento e apenas 1 cm de largura. Há registros de queda de raios, mesmo a mais de 20 quilômetros de distância do local da tempestade.