Depressão Bárbara: dados e vídeos impressionantes em Portugal
A chegada da depressão Bárbara em Portugal provocou um número elevado de ocorrências em um dia em que metade do país esteve sob aviso vermelho. Confira aqui os dados e os vídeos mais impressionantes!
A passagem da depressão Bárbara provocou 1016 ocorrências ao longo da última terça-feira (20) em todo o território português, confirmando como o dia mais crítico do tempo severo. De acordo com a Proteção Civil, os distritos mais afetados devido às cheias rápidas, inundações urbanas e inúmeros danos em infraestruturas foram os de Faro, Setúbal, Lisboa e Portalegre.
A violenta, mas rápida passagem desta tempestade (período mais crítico durou 24h a 36h), gerou chuvas intensas e ventos fortes com rajadas superiores a 120 km/h, deixando cerca de meio país em aviso vermelho decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Numa extensão geográfica que cobria essencialmente as regiões Centro e Sul, ou seja, os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Castelo Branco, Évora, Portalegre, Beja e Faro, a tempestade foi muito intensa, como podemos ver nos vídeos e na foto.
As estações meteorológicas registaram dados pluviométricos impressionantes: no distrito de Portalegre, por exemplo, caíram inacreditáveis 150 mm, em certos pontos do distrito de Castelo Branco os acumulados superaram os 200 mm e em Faro os acumulados de precipitação alcançaram em um só dia quase os 100 mm.
Nos próximos dias há a previsão de alívio das condições meteorológicas, apesar da persistência de alguns núcleos de precipitação dispersos pelo território. A depressão Bárbara está agora de afastando para leste, ganhando terreno para afetar com mais intensidade o país vizinho, a Espanha.