Descubra tudo sobre o vírus HMPV relatado na China
Como é de se esperar, durante o inverno, as infecções respiratórias agudas aumentam, assim como as detecções de gripe sazonal, rinovírus, VSR e metapneumovírus. Crianças e idosos são os mais propensos a adoecer.
O metapneumovírus humano (HMPV) não é novo, é um vírus conhecido desde 2001, que foi descrito pela primeira vez na Holanda. É um patógeno que causa doença respiratória, mas a preocupação atual é um ligeiro aumento na número de casos de infecção por HMPV em algumas províncias do norte da China. No entanto, não há alerta internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), e também não há alerta da própria autoridade chinesa, informou o secretário de Saúde de Jalisco, Hector Raul Perez Gomez .
No entanto, embora não haja um alerta internacional para esse ligeiro aumento do vírus, as autoridades de saúde em todo o mundo e no México estão aguardando os próximos dias. O secretário mencionou ainda que esse patógeno causa uma infecção respiratória aguda e que está sendo feito um monitoramento epidemiológico para identificar o tipo do vírus que está circulando.
De acordo com o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, foi relatado no final do ano passado um ligeiro aumento nas infecções respiratórias agudas, mostrando uma incidência maior em crianças menores de 14 anos nas províncias do norte da China; no entanto, não é nada fora do comum para esta estação por lá.
Enquanto no local verificado, descarta-se que seja o início de uma nova pandemia, mas sim que se trate de um patógeno que não é novo e que foi identificado na população chinesa. Porém, sua presença já é detectada em todo o mundo, principalmente no inverno e na primavera; o período de incubação para o desenvolvimento da doença é de 4 a 5 dias e o risco de mortalidade varia entre 8% e 10%, podendo causar complicações.
O que a OMS relata sobre isso
A OMS explicou que o número de infecções por HMPV na China está dentro da faixa esperada. O aumento de infecções registrado no último Natal se deve ao comportamento sazonal de patógenos respiratórios como a gripe, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) Covid-19, o Pneumococo e outros vírus respiratórios comuns, incluindo o metapneumovírus humano.
Segundo a organização, esse vírus respiratório circula em muitos países do inverno à primavera, embora nem todas as nações testem e publiquem rotineiramente dados sobre as tendências do metapneumovírus. Geralmente, o HMPV se apresenta como uma gripe, mas quando se complica pode causar bronquite ou pneumonia.
Segundo dados divulgados pela China, abrangendo o período até 29 de dezembro de 2024, as infecções respiratórias agudas aumentaram nas últimas semanas, e as detecções de gripe sazonal, influenza, rinovírus, RSV e metapneumovírus também aumentaram, especialmente nas províncias do norte do país.
Na China, a gripe é o patógeno respiratório mais frequentemente detectado, afetando atualmente pessoas com infecções respiratórias agudas. A OMS está em contato com as autoridades de saúde chinesas e não recebeu nenhum relato de surtos de emergência.
O Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe da OMS registrou um aumento da gripe no Hemisfério Norte, que está no período de inverno, bem como em partes da Ásia, daEuropa, África e em alguns países do Caribe.