Deserto imponente: um reino arenoso de beleza única, situado no norte do México

Considerado por alguns como o mais "instagramável" pelas suas paisagens cénicas únicas, este belo local tem uma extensão territorial de aproximadamente mil quilômetros quadrados.

Um lugar único que tem de ver, localizado no norte do estado de Chihuahua. Cortesia: @webcamsdemexico

Este lugar muito interessante, uma atração natural, é admirado pela mobilidade das suas dunas, uma vez que a força do vento, que por vezes ultrapassa os 80 quilômetros por hora, levanta impressionantes mantos de areia muito fina em tons esbranquiçados e beges. Por esta razão, a paisagem muda e adquire características diversas.

Situada no norte da República Mexicana, e na parte setentrional do Estado de Chihuahua, parece uma pequena ilha de areia no meio de uma vegetação desértica de matos e prados. Considera-se que a extensão territorial das dunas é de aproximadamente mil quilômetros quadrados.

A sua cobertura inclui os municípios de Juárez, Guadalupe e Ahumada. Este local muito interessante situa-se a cerca de 50 quilômetros a sul da fronteiriça Ciudad Juarez e a cerca de 320 quilômetros da capital Chihuahua. Existe uma autoestrada de quatro faixas, que demora cerca de três horas e meia a chegar-lhe.

Como já foi referido, a sua principal atração é a mobilidade das suas dunas. Esta areia, quando deslocada pelo vento e em contato com a luz solar, adquire tonalidades douradas, criando assim um belo espetáculo, onde as areias mudam de forma e de lugar. A vegetação é rasteira.

Embora escassas, existem espécies de flora

Os horizontes são completamente nus, e a pouca vegetação que raramente se vê é caraterística do deserto de Chihuahuan. Entre as espécies de flora que pode encontrar estão o arbusto de alcatrão e a gobernadora, bem como alguns cactos e mesquitas.

Devido à sua grande dimensão, é aconselhável recorrer à ajuda de um guia, pois poderá certamente conhecer algumas histórias e lendas.

No que respeita à fauna, podemos encontrar coiotes, lebres, coelhos, monstros de Gila, pumas e alguns tipos de cascavéis. Por outro lado, foram encontrados na região fósseis marinhos da era quaternária.

Fácil acesso terrestre

No mesmo sentido, pelo aspecto geral da paisagem, presume-se que o local tenha sido anteriormente ocupado por um mar interior. É facilmente acessível por terra. O lugar está situado no eijdo de Villa Luz. Uma das principais atividades é a exploração.

Trata-se de um deserto de grandes dimensões. O estudo das plantas e dos animais também é efetuado aqui. Embora o local não implique um grande perigo, devido à sua grande dimensão, é aconselhável recorrer a um guia, pois poderá certamente conhecer algumas histórias e lendas.

Não é tão abundante, mas podemos encontrar uma variedade de vegetação. Cortesia: mexicotravelclub.com

Básico para usar protetor solar

Entre as recomendações emitidas pelas autoridades turísticas, sugerem a ideia de visitar os petróglifos de Samalayuca e o Museu Histórico-Arqueológico de San Agustín. No mesmo sentido, as agências de turismo indicam que a melhor época para os visitar é o outono e o inverno.

No verão, a temperatura máxima pode facilmente ultrapassar os 40 °C, pelo que é preferível ir quando a temperatura não é tão elevada. E precisamente por causa do calor e da radiação solar, é muito importante se preparar com antecedência, aplicando um bom protetor solar na sua pele.

Diversas formas de vida

É também uma boa ideia usar óculos de sol. As areias estão em constante movimento. A sua presença nos leva a pensar em latitudes longínquas. Vem-nos à cabeça a imagem estereotipada do deserto do Sara.

E embora o termo deserto possa evocar uma presença escassa de vida, neste tipo de ecossistema pode encontrar uma rica variedade de flora e fauna. Por isso, é importante lembrar que quando nos encontramos nestes locais, mesmo que à primeira vista não encontremos uma grande variedade de formas de vida, devemos respeitá-la.

É como se estivéssemos no Médio Oriente. Cortesia: mexicotravelclub.com

Conheça Chihuahua

Algumas das dunas estão situadas na berma da estrada e, precisamente no outono-inverno, quando os sistemas frontais se deslocam mais facilmente, pode encontrar areia no pavimento. Por este motivo, é muito importante que conduza com precaução, abrandando a velocidade.

Se está a pensar viajar para um lugar de beleza natural, um dos destinos a considerar é, sem dúvida, o estado de Chihuahua. Possui uma grande quantidade de ecossistemas, importantes e diversas formas de vida e paisagens imponentes. Devido à sua extensão territorial, Chihuahua é um lugar que requer vários dias para ser desfrutado.