Dicas para sobreviver ao calor se você não tiver ar condicionado em casa
Embora as temperaturas já tenham subido no Brasil – e bastante – a estação mais quente em alguns países ainda não se manifestou. Contamos como você pode resistir às altas temperaturas, mesmo sem ar condicionado.
Um ar condicionado pode se tornar o sonho de consumo de muitas pessoas que enfrentam o calor extremo no verão. Porém, nem todas as residências têm condições de arcar com a aquisição, utilização e manutenção de equipamentos com esta tecnologia refrigerante.
Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas para que possa tornar a sua casa muito mais agradável nesta época do ano, quando as temperaturas máximas podem ultrapassar os 35 graus em várias partes do país.
Fechar portas, janelas e cortinas durante o dia
Embora possa parecer loucura, há uma razão física por trás disso! Sim, se você abrir portas e janelas à noite, permitirá que o calor saia de sua casa e a resfrie. Mas se você fizer isso durante o dia, o ar mais frio de dentro de sua casa será trocado pelo ar mais quente que vem de fora.
Na verdade, existe também um motivo termodinâmico (que envolve movimentos resultantes de mudanças ou diferenças de temperatura) em pedir para fechar as cortinas: O Sol é a principal fonte de calor do nosso planeta e aquece todas as superfícies onde incide, até o chão da sua casa, quando a radiação solar entra e ilumina através do vidro da janela.
Quando, por exemplo, o chão da sua sala esquenta (ou uma parede, um móvel, etc.), ele transfere calor para o ambiente, elevando também a temperatura do ar no interior da sua casa.
Se evitarmos que os raios solares cheguem diretamente ao interior das nossas casas, garantiremos que a temperatura permaneça alguns graus mais baixa em relação à temperatura exterior.
"Roube" o calor do ar
Como “roubar” o calor do ar para reduzir a temperatura do ambiente? Bem, lembre-se de que o ar é uma mistura de gases – oxigênio e nitrogênio em porcentagens mais altas e muitos outros gases em proporções mais baixas, incluindo vapor d'água. E é aí que a água joga a nosso favor.
Calor é a quantidade de energia que um corpo ou objeto necessita para aumentar ou diminuir sua temperatura, ou para alterar seu estado físico (sólido, líquido, gasoso).
A temperatura está associada ao movimento (agitação ou vibração) sofrido pelos átomos que compõem um elemento.
Quando há uma mudança de fase da água de sólida para líquida, ou de líquida para vapor, o gelo ou a água precisam de calor. Ao transformar a água presente no ar ou nas superfícies das nossas casas em vapor, podemos tornar o ambiente um pouco mais agradável.
E como fazer isso em casa?
Uma maneira simples é deixar uma toalha molhada estendida para secar. Se somarmos a isso o fator mecânico – como o vento produzido por um ventilador – a ação será mais eficiente.
Se molhar as paredes externas e arredores da sua casa, num episódio de altas temperaturas, também conseguirá um efeito refrescante. A água usará o calor das superfícies mais quentes para se transformar em vapor.
Além dos ventiladores, outro aliado nessa época de altas temperaturas podem ser os umidificadores de ar. Além de aumentar a umidade relativa do ambiente, as minúsculas gotículas que eles expelem ajudarão a “roubar o calor” do ar ao seu redor.
Ventilar ajuda a perder calor
Em altas temperaturas, nosso corpo transpira para esfriar. A transpiração extrai calor do nosso corpo para passar do estado líquido ao gasoso. E se você também usar um leque ou ventilador, vai agilizar o processo.