Downburst e inundações provocam estragos na Argentina
Várias localidades do centro e norte da Argentina permaneceram em alerta devido à presença de episódios extremos. Chuvas volumosas e “Downburst” causaram transtornos como inundações e queda de árvores e de postes de luz. As imagens são impressionantes.
Desde a tarde do último domingo, áreas de instabilidade de intensidade variável começaram a se desenvolver isoladamente na porção mais central da Argentina. Na parte da noite se tornaram mais organizadas e severas. O momento mais crítico das tempestades ocorreu nas primeiras horas da segunda-feira (04), onde uma linha de instabilidade provocou rajadas de vento, chuva torrencial, granizo e intensa atividade elétrica em vários locais.
Na cidade de Santa Isabel, localizada na província de Santa Fé, as rajadas de vento atingiram os 100 km/h, provocando destelhamentos, queda de postes de luz e dezenas de árvores caídas sobre carros. Além disso, houve cortes de energia e luz e duas pessoas ficaram feridas. Outras cidades como Villa Cañas e Venado Tuerto também foram atingidas pela forte tempestade.
Em relação à chuva, a área mais afetada foi o sul da província de Córdoba, com registro de 163mm em Rio Cuarto entre a noite de domingo até a manhã da segunda-feira. A inundação foi resultado de 80mm acumulados em apenas 1h30min. O segundo maior acumulado ocorreu em Marcos Juarez com 99mm. Em outras localidades os volumes ficaram entre 40 e 75mm. Na cidades de Holmberg e Vertientes caiu granizo por vários minutos.