Drones sobrevoam deserto para tentar gerar chuva!
Podemos criar chuva no meio do deserto? Este é um dos principais objetivos da pesquisa que está sendo realizada nos Emirados Árabes. Como isto é possível? Te contamos aqui.
Novas tecnologias permitem experimentos que eram impensáveis até alguns anos atrás. Nas últimas semanas, um deles se tornou viral, relacionado à meteorologia, que tem como objetivo principal estimular as chuvas no deserto dos Emirados Árabes. Como isto é possível?
Semeadura de nuvens: uma solução para o problema de falta de chuva?
Nas últimas décadas, alguns países de clima seco ou com chuvas irregulares usaram pequenos aviões ou foguetes, que voam a uma baixa altitude, para lançar partículas sólidas nas nuvens que atuam como núcleos de condensação (sal ou iodeto de prata, principalmente), fato que é conhecido como semeadura de nuvens. Agora, os primeiros testes com drones estão sendo realizados.
Uma das principais pesquisas em andamento é liderada por cientistas da University of Reading (Reino Unido), embora os drones e parte dos equipamentos tenham sido projetados pelo Departamento de Engenharias Eletrônica e Elétrica de Bath, que já foram testados nas Ilhas Britânicas.
O Governo dos Emirados Árabes pagou cerca de um milhão e meio de euros aos pesquisadores de Reading e de Bath, para conseguir o aumento da precipitação anual na área, uma vez que ronda os 100 litros/m2 ao ano, acumulados muito semelhantes aos registrados em Morro Jable (Fuerteventura), considerado um dos lugares menos chuvosos da Espanha.
Como se produz chuva com drones?
No interior das nuvens existem cargas positivas e negativas. Do solo, o pessoal especializado conduzirá os drones, que possuem sensores de emissão de carga elétrica. Ao alterar o equilíbrio destas cargas, espera-se aumentar o tamanho das gotículas da nuvem para que cresçam até que, finalmente, precipitem na forma de chuva.
O estresse hídrico é um dos principais problemas da Península Arábica, onde é esperada uma maior aridez e temperaturas mais elevadas nas próximas décadas, como consequência das mudanças climáticas atuais. No entanto, a operação destes drones em um meio tão hostil , com grandes quantidades de poeira e aerossóis no ar, é uma incógnita. Por este motivo, propõe-se seu uso em conjunto com as técnicas existentes para maximizar a eficiência da semeadura de nuvens.
Modificação do tempo, um tema polêmico e perigoso
Essas ações relacionadas à modificação local do tempo são, geralmente, controversas e levantam várias incógnitas. Por exemplo, se estimularmos a chuva em um local, nós a retiramos de outro lugar próximo? Que consequências isso pode ter para a atmosfera? Como isto afetará os pássaros se o céu estiver cheio de drones? A semeadura de nuvens realmente funciona? Entramos em um campo desconhecido ao fazermos experiências com nossa atmosfera, sobre a qual muitas coisas ainda são desconhecidas.