E se os hinos nacionais fossem substituídos por canções de animais? Este país fez isso, pouco antes da COP16!
E se o hino do seu país fosse regravado com cantos de animais? Esta proposta não é brincadeira, já que um país realmente fez isso para o seu hino nacional. Veja mais detalhes.
![rã cantando, IA rã cantando, IA](https://services.meteored.com/img/article/et-si-les-hymnes-nationaux-etaient-remplaces-par-des-chants-d-animaux-ce-pays-l-a-fait-juste-avant-la-cop-1729631263522_1024.jpeg)
O país em questão é a Colômbia, que gravou uma nova versão do seu hino nacional, cantado inteiramente por animais! Qual é a razão desta escolha surpreendente? Veja abaixo as explicações.
Sapos, pássaros, baleias e onças!
A Colômbia apresentou esta nova versão no dia 16 de outubro, em que trombetas, tambores e bandas militares foram substituídas por cantos e uivos de animais. No total, foram captados para a ocasião os sons de cerca de quarenta pássaros, sapos, uma onça-pintada e até uma baleia, em seu habitat natural.
Segundo o produtor musical Miguel de Narváez, que misturou estes sons incríveis, foram adicionados sons da natureza, do vento, do mar e da chuva para criar uma atmosfera ainda mais realista e rica, que você pode ouvir clicando no vídeo do post que aparece aqui embaixo:
A continuación el himno nacional de la República de Colombia interpretado por su biodiversidad
— VamosCiudadania (@VamosCiudadania) October 16, 2024
Colombia es el país con mayor biodiversidad por Km².#COP16Colombia pic.twitter.com/otCQABUYUg
O resultado surpreendente celebra a incrível biodiversidade da Colômbia, considerada um país “megadiverso”. Possui 1.935 espécies de aves, o que o torna o país com a maior diversidade de aves do mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Mas por que esse hino foi regravado?
Biodiversidade COP16, “paz com a natureza”
Foi por ocasião da COP16 sobre biodiversidade que esta canção foi transmitida nas rádios e nas redes sociais. A COP16 (16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica) está sendo realizada desde o dia 21 de outubro até 1º de novembro, em Cali, sudoeste do país. É uma forma de comemorar este acontecimento e causar uma boa impressão.
O compositor e sua equipe levaram seus microfones ao Caribe, ao Pacífico, à Amazônia e às altas planícies andinas da Colômbia para fazer as gravações. Escolheram então pássaros e outros animais com tons mais próximos do hino nacional original.
Lors de la COP16, qui a débuté ce lundi 21 octobre à Cali en Colombie, plus de 190 délégations et 14 chefs d'État vont tenter de mieux protéger une biodiversité en souffrance.
— TV5MONDE Info (@TV5MONDEINFO) October 22, 2024
Arnaud Gilles, porte-parole du WWF France, nous en parle. pic.twitter.com/sW8ENSXGuB
Na COP16, o Governo colombiano transmite um videoclipe em que elogia as riquezas naturais do país, bem como um hino da COP em que o lema “paz com a natureza” é cantado ao ritmo de marimba e tambores. O desafio é motivar os cidadãos e os governos do mundo. Em 50 anos, as populações de animais selvagens diminuíram 73%: a biodiversidade está em colapso!
Referência da notícia:
Huffpost. "Avant la COP16, la Colombie remplace son hymne par des chants de grenouilles et d'oiseaux". 2024.