Em Minas Gerais, o distrito de Tabuleiro esconde uma das maiores cachoeiras do país

Conheça o local que atrai turistas do mundo todo com suas paisagens naturais de tirar o fôlego. É lá que está a maior cachoeira de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil.

cachoeira do Tabuleiro, Minas Gerais
Imagem da cachoeira que fica em Tabuleiro, Minas Gerais, considerada uma das maiores do Brasil. Crédito: Rafael dos Reis Pereira.

As cachoeiras são formações naturais belíssimas, exuberantes e que ajudam a aliviar o calor no verão. São milhares espalhadas pelos cantos do Brasil, e que recebem vários visitantes, seja para apreciar a paisagem ou para se refrescar nas suas águas.

Hoje, vamos contar aqui sobre uma dessas cachoeiras, que fica ‘escondida’ em um distrito mineiro e que é uma das maiores do país. Acompanhe conosco.

A terceira maior cachoeira do Brasil

Estamos falando da Cachoeira do Tabuleiro, que fica no distrito de Tabuleiro, em Minas Gerais, a cerca de 18 km do município de Conceição do Mato Dentro. Ela está localizada dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, que tem uma boa infraestrutura (banheiros, estacionamento, centro de visitantes) e de acesso relativamente fácil, a 2,5 km do centro de Tabuleiro.

Uma curiosidade: a cachoeira do Tabuleiro também conhecida como a “cachoeira do coração” devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.

Essa queda d’água é a mais alta de Minas Gerais, com 273 metros de queda livre, e a terceira maior do país. Para se ter uma ideia, essa altura é o equivalente a um prédio de 91 andares.

Como é a visita na Cachoeira do Tabuleiro

Dedique um tempo para conhecer pelo menos o mirante e a parte baixa da cachoeira. Chegando no Parque, você pode optar por pegar (ou não) um colete salva-vidas, já que o poço da cachoeira tem quase 20 metros de profundidade. É recomendado levar lanche e água, já que não tem lanchonete no Parque.

três trilhas que você pode fazer, que iniciam perto do centro de visitantes e são sinalizadas:

Mirante próximo ao centro de visitantes do Parque. Crédito: Blog Viajando com Moisés.

- Trilha da parte baixa da cachoeira: parte do percurso é em terra plana, depois um longo trecho de escadarias com corrimão de madeira e por fim uma parte por dentro do vale, no leito do rio. É aconselhável ir com sapato adequado já que a parte final da trilha tem bastante pedras. O tempo de ida do percurso é de aproximadamente 2 horas.

- Trilha até o mirante: esta trilha é curta, tem cerca de 700 metros, mas é bem íngreme. Ela oferece uma vista clássica da cachoeira, que estará a pouco mais de 1 km de distância dali. O percurso tem duração de cerca de 20 minutos, só a ida.

Mirante na parte alta da cachoeira do Tabuleiro. Crédito: Joffre Castro.

- Trilha até a parte alta da cachoeira: essa trilha é a maior, com aproximadamente 8 km de extensão e leva uma boa parte do dia, mas vale a pena, pois chegando lá em cima, há vários poços para banho, além de outro mirante com vista para a cachoeira. A duração é de 3 a 4 horas, só a ida.

Como chegar ao Parque da cachoeira?

Para chegar até a entrada do Parque, a melhor forma é ir de carro, já que não há transporte público até a portaria, mas você pode ir de táxi ou ônibus até Tabuleiro.

Indo de carro da capital Belo Horizonte, o trajeto até Conceição do Mato Dentro é tranquilo, pela MG10. Já os cerca de 18 km entre o município de Conceição e o distrito de Tabuleiro é por estrada de terra, com condições razoáveis. O trecho final entre Tabuleiro e a portaria do Parque é por estrada de bloquetes.

Há opções de hospedagens mais próximas da região da cachoeira, no distrito de Tabuleiro, além de opções de áreas de camping.

Referências da notícia

Achamos em Minas: distrito de Tabuleiro abriga uma das maiores cachoeiras do país. 16 de janeiro, 2025. Balanço Geral/redação.

Cachoeira do Tabuleiro, MG: onde fica, como ir, como é a trilha [+ dicas]. 01 de setembro, 2023. Vida Sem Paredes/Redação.

Cachoeira do Tabuleiro: como é visitar este paraíso?. 30 de julho, 2024. Moises Batista.