Empresa francesa oferece jantar em balão espacial com vista para a Terra!
A partir de 2025, pelo preço de 670 mil reais, alguns afortunados terão a experiência de jantar a 25 mil metros de altura a bordo de um balão que atinge a estratosfera, com a melhor vista de todas: nosso planeta Terra!
Quem não gosta de ter uma bela experiência gastronômica, ainda mais quando a experiência conta com uma bela vista, como belas montanhas ou uma praia paradisíaca? E se fosse possível elevar ainda mais esse tipo de experiência? E quando dizemos elevar, estamos falando no sentido literal da palavra, elevando a até 25 mil metros de altura, com a vista mais especial possível: nosso planeta Terra!
Isso parece mais uma daquelas ideias super inovadoras que parecem estar reservadas para um futuro muito distante, mas na verdade ela pode ocorrer num futuro próximo! Esse tipo de experiência pode ser realizada em 2025, porém, se você estiver interessado, comece a economizar bastante, pois o preço para realizar esse sonho será de 670 mil reais!
A proposta é da empresa francesa Zephalto, que elaborou toda essa experiência a bordo de sua luxuosa cápsula pressurizada, Celeste. A cápsula, projetada pelo arquiteto francês Joseph Dirand, possui cerca de 20 metros quadrados, projetada para acomodar apenas 6 passageiros e 2 pilotos. Durante a viagem de ida e volta, os passageiros desfrutam de aperitivos e refeições gourmets, além de uma seleção especial de vinhos.
Já que a empresa promete uma experiência silenciosa e com baixa emissão de carbono, a cápsula Celeste é elevada até a estratosfera por um grande balão, do tamanho da Basílica de Sacré Coeur em Paris, de acordo com a descrição dada pela empresa.
O balão, preenchido com gás hélio ou hidrogênio, sobe a uma velocidade de 4 metros por segundo, demorando cerca de uma hora e meia para chegar à estratosfera e atingir a altura máxima de 25 mil metros, o dobro da altura atingida por um avião comercial. Quando atinge a altitude máxima, o balão paira por três horas, para garantir que os clientes desfrutem ao máximo da incrível vista da Terra e das estrelas no espaço. A descida demora mais uma hora e meia, totalizando 6 horas de viagem.
“Escolhemos 25 mil metros de altura porque é a altitude em que você está na escuridão do espaço, com 98% da atmosfera abaixo de você, para que você possa apreciar a curvatura da Terra e sua linha azul. Você está na escuridão do espaço, mas sem a experiência de gravidade zero”, disse o fundador e engenheiro aeroespacial da Zephalto, Vincent Farret d'Astiès, à Bloomberg.
O embarque é feito em uma de suas estações, chamadas de “espaço-portos”. Por enquanto existe um único espaço-porto na França, mas os planos da empresa é de ter pelo menos um em cada continente do planeta, incluindo a América do Sul. Além disso, a empresa planeja realizar 60 voos por ano, a partir de 2025. A equipe já realizou voos testes, mas em nenhum deles o balão conseguiu atingir a altitude de 25 mil metros, porém, a empresa promete atingir esse marco ainda neste ano.
O surpreendente é que a Zephalto não é a única empresa que propõe esse tipo de experiência espacial com balões, as empresas World View e Space Perspective prometem passeios parecidos e ainda mais cedo, já em 2024!