Entenda sobre as causas dos óbitos de três crianças em São João del Rei por suspeita de infecção Streptococcus

Recentemente, três crianças morreram de causas que ainda que estão sendo investigadas, em São João del Rei, Minas Gerais. Uma das hipóteses era a infecção bacteriana por Streptococcus, que foi descartada para um dos óbitos. Os demais casos seguem em investigação.

Streptococcus
Recentemente, três crianças morreram em São João del Rei. Apesar da suspeita de infecção por Streptococcus, causas permanecem em investigação.

Recentemente, três crianças morreram em São João del Rei, Minas Gerais, de causas ainda em investigação. Outros casos que apresentam sintomas similares às crianças permanecem em monitoramento. A principal suspeita de causa era uma infecção bacteriana por Streptococcus sp.

Os casos

A Secretaria de Saúde de São João del Rei, segundo matéria da CNN, informou que os casos ocorreram entre 24 de setembro e 23 de outubro e, com relação aos óbitos, as crianças não tinha vínculo entre si. Naquele momento, a principal hipótese era a infecção por Streptococcus pyogenes, uma bactéria comum e transmissível que provoca infecções em diferentes tecidos, como por exemplo, no trato respiratório e na pele.

Apesar de as causas estarem sendo investigadas, medidas preventivas foram tomadas, como a suspensão das aulas nas escolas que tiveram os casos e reforço de medidas preventivas para evitar um possível espalhamento do agente infeccioso.

Sobre a bactéria

As bactérias do gênero Streptococcus sp. são comuns e bastante transmissíveis, e o diagnóstico rápido é importante para entrar com o tratamento adequado, pois, apesar de não ser o mais comum, casos graves podem acontecer, infelizmente.

Segundo reportagem do G1, a bactéria pode afetar diferentes tecidos, mas as infecções no trato respiratório e na pele são comuns.

Entre os sintomas observados, encontra-se:

  • amidalite;
  • febre;
  • dor no corpo;
  • náuseas e vômitos;
  • infecções de pele;

Escarlatina

A Escarlatina é um acometimento cutâneo associado a infecções por Streptococcus pyogenes, por exemplo, e foi considerada uma possível hipótese da causa de um dos óbitos em São João del Rei.

“A escarlatina é uma infecção que se manifesta com sintomas como febre, mal-estar, dores de garganta, vômitos e uma erupção cutânea característica. Em geral, essa erupção começa no pescoço e tronco e avança para a face e membros”, explica o patologista clínico Helio Magarinos Torre para a revista VEJA

Casos em outras cidades

Segundo reportagem do G1, pelo menos seis outras cidades de Minas Gerais suspenderam as aulas, uma medida preventiva para evitar uma possível contaminação por Streptococcus sp.

No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) afirmou que não há indicativo de surto e que " não há confirmação de óbitos causados pela bactéria e que a suspensão de aulas não tem benefícios".

Atualizações recentes

Recentemente, a SES-MG descartou a bactéria Streptococcus sp.como causa do óbito de uma das crianças, mas os demais casos estão sendo investigados, segundo estado de Minas Gerais.

É importante, no entanto, valer-se desse momento para informar sobre medidas úteis que funcionam para evitar infecções por bactérias como essa:

  • Higienização das mãos;
  • Uso do álcool 70%;
  • Não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.);
  • Manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.