DANA na Espanha: chuvas torrenciais deixam mortos e desaparecidos em Madrid e Toledo
A comunidade de Madrid foi avisada com o nível de alerta máximo, ante à previsão de uma situação extraordinária no último domingo (3). Em que consiste este fenômeno? Saiba aqui.
Durante o domingo, dia 3, a Espanha sofreu um evento de tempo extremo, com chuvas extraordinárias na Comuna de Madrid que deixaram graves inundações com mortos e desaparecidos.
A situação se deveu ao que é conhecido localmente como DANA, fenômeno semelhante ao que costuma ocorrer em nossas latitudes do Hemisfério Sul e que normalmente chamamos aqui de “baixa pressão em altos níveis”. Esses sistemas, com movimento lento em altura, têm a característica de gerar áreas de chuvas moderadas a fortes durante muitas horas sobre uma mesma região.
Chuvas recordes na Espanha
A AEMET (Agência Estatal de Meteorologia) na Espanha emitiu o nível de alerta máximo (vermelho) para toda a comunidade de Madrid e em La Mancha, Toledo, prevendo chuvas de 120 mm em 24 horas e localmente em apenas 12 horas. Em Madrid, um sinal sonoro soou pela primeira vez nos celulares dos cidadãos: um alerta com uma mensagem apelando aos residentes para não utilizarem carros e ficarem em casa.
As inundações repentinas ocorreram como resultado da queda de mais de 200 mm no sudoeste da comuna de Madrid. Valores acumulados de 100 a 200 mm são relatados em toda a comunidade em geral, em poucas horas e com grandes diferenças em poucos quilômetros, segundo informações da Meteored na Espanha.
A DANA bateu o recorde do dia mais chuvoso num mês de setembro em muitas áreas da Espanha, conforme noticiado pela EuroNews, incluindo Madrid, Toledo, Valladolid, Segóvia (todas na zona central) e Navarra (norte).
Segundo a AEMET, Toledo acumulou ao longo do dia de domingo chuvas que deixaram 91,2 mm até às 23h10, o terceiro maior registro de toda a Espanha.
Mortos e desaparecidos em Madrid e Toledo
As últimas informações apontavam para o lamentável saldo de dois mortos e três desaparecidos em Toledo e Madrid. Um menino de 10 anos foi resgatado depois que o carro em que viajava com sua família caiu no rio Alberche, na localidade de Aldea del Fresno (Comuna de Madri). O pai da criança continua desaparecido.
Várias linhas do metrô de Madrid interromperam o serviço devido ao acúmulo de águas provocado pelas chuvas. Mais de uma linha foi interrompida até o fechamento do serviço, e algumas permanecem bloqueadas nesta segunda-feira (4).
A DANA continuou seu avanço em direção ao noroeste da península, e sobre o Atlântico será 'absorvida' pelos restos do furacão Franklin. A partir de terça-feira (5), espera-se o retorno de um tempo mais estável em todo o país.