Espectro de Brocken: o que é este fenômeno fantasmagórico visto recentemente no Reino Unido?

Um fotógrafo em Inglaterra deparou-se com algo muito estranho por entre o nevoeiro em uma encosta de uma montanha: o espectro de Brocken. O que é este fenômeno meteorológico?

espectro Brocken, montanha.
O espectro de Brocken é uma visão rara que alguns alpinistas já viram.

Chris Atkinson é um fotógrafo de East Yorkshire que normalmente fotografa a vida selvagem, mas recentemente captou uma sombra estranha nas cores do espetro do arco-íris enquanto procurava aves marinhas para fotografar.

Ele viu a sombra circular e o halo de luz do arco-íris na névoa, o que lhe deu uma oportunidade fotográfica única. Normalmente trabalha na prisão de Hull, segundo a BBC, mas disse que quando viu este fenómeno foi “muito invulgar”.

Ele não se apercebeu que era a sua própria sombra, até que mudou de posição. A sua fotografia teve uma reação viral na sua rede social, bem como na página do Facebook da RSPB Bempton Cliffs.

O comportamento assustador mostrado na imagem acima é bastante apropriado para esta época do ano, devido ao Halloween, e pode ser devido às atuais condições meteorológicas de outono que favoreceram o seu desenvolvimento a grande altitude.

O que é o Espectro de Brocken?

As condições meteorológicas devem estar perfeitamente ajustadas para obter este tipo de avistamento. É uma questão de sorte para se conseguir um tal fenómeno. O fenômeno pode ocorrer quando a sombra de alguém cai sobre uma montanha envolta em nevoeiro.

A forma como a luz se move faz com que a sombra seja amplificada e os comprimentos de onda da luz se dividam como um arco-íris nos reflexos do vapor do nevoeiro. Isso deve-se à difração e interferência das ondas de luz que atravessam o nevoeiro, o que cria efeitos e ilusões óticas.

Processos semelhantes podem ser observados no arco-íris lunar ou em outros exemplos de difração. No caso do arco-íris, a auréola de arco-íris pode rodear a lua cheia, onde os reflexos dos cristais na atmosfera lunar se dividem em cores diferentes. Essa seria outra visão interessante, mas mais comum, especialmente quando o inverno se aproxima e as temperaturas descem.

A Atmospheric Optics explicou que os ingredientes essenciais “para a sua manifestação são um ângulo solar baixo, nevoeiro ou neblina e um ponto de observação adequado para o espetáculo”.

O que é que está por detrás do nome e da ilusão?

A visão etérea do Brocken Wraith vem do nome do pico mais alto das montanhas Harz, na Alemanha, o Brocken, onde o fenómeno foi originalmente avistado. Os anéis brilhantes à volta da sombra são chamados “glória”.

Esta visão rara não foi apenas observada na Alemanha, mas também nas Terras Altas da Escócia e noutras regiões montanhosas do mundo, incluindo os Himalaias. No entanto, com esta recente notícia, esse foi o primeiro avistamento do espectro de Brocken na reserva natural RSPB Bempton Cliffs.

O fenêmeno ótico etéreo recorda-nos a complexidade oculta da atmosfera terrestre e as maravilhas das caminhadas que podem ser testemunhadas nas condições e padrões climáticos certos na natureza. As maravilhas da natureza estão escondidas nestas formas raras e quase mágicas.