Está de dieta ou tem diabetes? Veja 7 frutas com pouca frutose que você pode consumir

A quantidade de açúcar nos alimentos é uma preocupação para quem está de dieta ou tem diabetes. Assim, trouxemos aqui sete frutas com pouca frutose que podem ser consumidas por essas pessoas.

frutas
Algumas frutas possuem pouca frutose (açúcar) e podem ser consumidas por pessoas que estão em dieta ou que possuem diabetes. Crédito: Divulgação.

A frutose é um açúcar simples presente naturalmente nas frutas, também conhecido como "açúcar das frutas". Como o próprio nome diz, além de ser encontrado em frutas, também está em mel, leguminosas e vegetais.

Pessoas com diabetes ou que estão de dieta devem prestar atenção aos alimentos ricos em açúcar, e sobre isso levanta-se a questão das frutas, que possuem açúcar. Aqui é importante destacar que não existe evidência científica afirmando que o consumo de frutose seja maléfico para a saúde, sobretudo se respeitadas as recomendações de ingestão. Ou seja, a frutose não será um problema desde que consumida dentro do limite de carboidratos permitido por refeição e de acordo com cada caso.

As frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, e sua frutose não é prejudicial se consumidas moderadamente e de acordo com cada dieta.

Por isso, trazemos aqui uma lista com as sete frutas mais indicadas para consumo nessas situações, que possuem pouca frutose. Acompanhe abaixo.

7 frutas com baixo teor de açúcar

Ameixa

É rica em fibras, que auxiliam na saciedade, em vitaminas do Complexo B, em vitamina C, potássio, riboflavina e fósforo. Além disso, possui um alto poder laxativo, regulando a função intestinal. E por ter baixo índice glicêmico, pode ser incluída na dieta de pessoas que querem emagrecer e que têm diabetes.

Em 100 gramas (g) da fruta, tem-se 2,8 g de frutose, 13,9 g de carboidratos e 53 kcal.

Abacate

Apresenta pouco carboidrato, bastante proteína e é considerado uma fonte de gordura boa, já que tem os ômegas 3, 6, 7, 9 e 11. Os ácidos graxos presentes na fruta ajudam a combater a diabetes e a obesidade. Logo, é uma boa opção para ser incluída na dieta.

O abacate tem baixíssimo teor glicêmico, mas é preciso cautela! Essa fruta é um tanto calórica, já que é rica em gordura do tipo ômega 3.

Cada 100g da fruta tem 96 kcal, 8,5 g de carboidratos e 0,7 g de frutose, valores baixos.

Nectarina

A nectarina é uma variedade de pêssego, lisa (sem pêlos), de caroço livre, com potencial antioxidante. É rica em fibras, compostos fenólicos, vitamina C e carotenóides, ajudando, entre outros, a manter o peso corporal e a combater a prisão de ventre.

nectarinas
A nectarina é rica em vitaminas A, B2 e C. Possui cálcio, potássio e fibras, além de um alto teor em antioxidantes. Crédito: Shutterstock.

Em 100 g da fruta, tem-se 1,3g de frutose, 11,8 g de carboidratos e 49 kcal, quantidades relativamente baixas.

Morango

O morango possui potássio e vitamina C, que ajudam a controlar a pressão sanguínea e melhoram a manutenção do colágeno da pele, além de ter papel antioxidante.

morangos
O morango é uma fruta que os diabéticos podem comer por ter baixo índice glicêmico, pequena carga glicêmica e ser cheio de antioxidantes. Crédito: iStock.

Tem baixo índice glicêmico (nível de açúcar no sangue) e pequena carga glicêmica. Além disso, é uma fruta rica em compostos fenólicos e pigmentos na forma de antocianinas, com função importante contra radicais livres no corpo.

Em 100 g de fruta, tem-se 2,1 g de frutose, 6,8 g de carboidratos e 30 kcal.

Maçã

A maçã contém uma fibra solúvel chamada pectina, que é ótima no controle da glicemia, prolonga a sensação de saciedade e também controla o mau colesterol.

Além disso, é rica em fibras e possui um índice glicêmico baixo. A sua casca é especialmente rica em fibras solúveis, que ajudam a desacelerar a absorção de glicose no sangue, evitando picos de açúcar. Então, prefira consumir a fruta com a casca.

Em 100 g de fruta, tem-se 7,3 g de frutose, 13,8 g de carboidratos e 52 kcal.

Maracujá

O maracujá é rico em vitaminas C e A, possui atividade antioxidante devido aos polifenóis, e tem efeito ansiolítico, melhorando a qualidade do sono. A fruta possui pectina, assim como a maçã, que reduz a absorção de açúcar no intestino.

O índice glicêmico do maracujá é baixo, o que significa que ele libera o açúcar no sangue de forma lenta.

E o uso de sua farinha pode auxiliar na redução da glicemia e dos níveis de triglicérides e colesterol. A cada 100 g da fruta, tem-se 12,3g de carboidratos, 1,9 g de frutose e 73 kcal.

Abacaxi

O abacaxi é rico em sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C, além de possuir potássio, ferro, cálcio, manganês e magnésio.

Contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão. A fruta tem pouco açúcar e é diurética, ajudando na retenção de líquidos, e ainda possui ação anti-inflamatória.

A cada 100 g de fruta, tem-se 1,8 g de frutose, 12,3 g de carboidratos e 42 kcal.

Referências da notícia

Frutas para diabéticos: quais escolher e quais evitar?. 01 de agosto, 2024. Viva Bem/Redação.

10 frutas com pouco açúcar para incluir na dieta. 22 de fevereiro, 2024. Nalu Dias.