Esta é a planta de interior que está causando polêmica por sua aparência incrível
As fabulosas e inusitadas folhas da Monstera Variegada não passam despercebidas a ninguém, nem mesmo aos mais desatentos. Não é à toa que é a última tendência em plantas de interior.
Esta é a Monstera Variegada (monstera borsigiana albo variegata), uma das plantas mais icônicas do momento, e uma das mais populares entre os colecionadores de plantas exóticas, e não é surpreendente, pois é extremamente marcante, devido ao seu incomum aparência de suas folhas.
É nativo das florestas tropicais do sul do México, embora hoje tenha sido introduzido em muitas áreas tropicais ao redor do mundo.
Essa planta corresponde a uma variedade da clássica Monstera Deliciosa, popularmente conhecida como costela-de-adão, espécie muito apreciada pelas suas grandes folhas em forma de "coração", mas este novo exemplar não só se destaca pelo tamanho e formato das suas folhas, mas também pelas suas cores, que conferem-lhe um aspecto único, digno de ser considerado uma obra de arte viva.
No entanto, devido à sua raridade e popularidade, Monstera Albo Variegata é muitas vezes uma planta cara e difícil de encontrar.
Cuidados básicos com a Monstera Variegada
A Monstera Variegada é uma planta exótica com folhas variegadas que requer alguns cuidados básicos para mantê-la saudável. Aqui estão alguns deles:
- Luz e localização: o ideal é colocá-lo em interiores bem iluminados mas protegendo-o dos raios solares diretos, pois as suas folhas verdes podem amarelar.
- Temperatura: o ideal é mantê-los em uma temperatura entre 15°C e 28°C. É uma planta muito sensível ao frio e às fortes correntes de ar.
- Umidade: esta variedade necessita de alta umidade, o que pode ser conseguido borrifando as folhas com frequência ou colocando um umidificador próximo. Quando a umidade é baixa, as folhas ficam marrons e quebradiças.
- Irrigação: necessita de rega moderada e esparsa. O ideal é fazê-lo somente quando o substrato estiver seco. Se houver excesso de água, suas folhas podem amarelar e perder todo o encanto.
- Substrato: necessita de solo arejado e com muito boa drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.
- Fertilizante: uma boa opção é aplicar minhoca, cobrindo o substrato com uma camada fina, tentando misturar um pouco na superfície, sem aprofundar muito, para não danificar as raízes.
- Poda: deve ser feito na primavera ou início do verão, para manter o tamanho e a forma adequados. Também é importante remover as folhas amarelas ou danificadas para estimular um novo crescimento.
- Limpeza: por ser uma planta de interior de grande porte, é comum que suas folhas (como qualquer outra superfície) acumulem poeira, portanto, é importante que de vez em quando, as folhas sejam limpas com o auxílio de um pano úmido, para que o a planta pode fotossintetizar com eficiência.
- Pragas e doenças: embora seja uma planta resistente, pode ser atacada por cochonilhas e ácaros.
Outras considerações
A variegação desta planta não é estável, o que significa que assim como as folhas podem aparecer manchadas de branco, também pode deixar de ficar; ou surgirá uma folha verde e as seguintes serão todas brancas.
É algo que não pode ser controlado ou alterado, pois faz parte do desenvolvimento genético de cada espécime. Essa planta deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação, pois é tóxica se ingerida.