Esta leguminosa fortalece as defesas e protege o sistema imunológico, sendo um alimento recomendado por nutricionistas
O consumo regular de amendoim pode ajudar a prevenir a formação de pequenos coágulos sanguíneos e também ajuda a reduzir o colesterol LDL.
O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma leguminosa que encontrou seu lugar na dieta e na economia de muitas regiões, incluindo a Mixteca Poblana, área de particular importância para sua produção. Esta cultura tem valor nutricional significativo, fornecendo vitaminas e minerais como ferro e cálcio. Não contém colesterol e tem 25% de proteína.
O amendoim pode ser benéfico para a saúde do coração, pois ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames ao diminuir a presença de colesterol LDL; Além disso, o consumo regular pode ajudar a prevenir a formação de pequenos coágulos sanguíneos.
Um estudo de Harvard descobriu que pessoas que comem amendoim pelo menos duas vezes por semana têm menor risco de doenças cardíacas.
De acordo com o Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira (SIAP), durante os ciclos agrícolas de outono-inverno e primavera-verão de 2023, 37.518 hectares foram plantados no México, para uma produção total de 49.299 toneladas. Os estados de Sinaloa, Chiapas, Puebla, Guerrero e Oaxaca representam 84% da produção nacional.
Além disso, as folhas e cascas são usadas como ração para o gado, maximizando seu uso na agricultura local e, assim, gerando uma fonte de renda para muitas famílias rurais.
O site do governo mexicano detalha que esta deliciosa sobremesa é feita com amendoim moído e açúcar de confeiteiro. Essa iguaria chegou ao solo mexicano através do legado da gastronomia espanhola, embora seja feita com amêndoas, no entanto sua origem ainda é incerta, já que muitos lugares europeus reivindicam sua criação (começando pela Itália, especialmente a Sicília) e também foram encontradas evidências de preparações muito semelhantes na cultura egípcia e árabe, tanto que determinar sua origem com certeza é uma tarefa muito difícil de ser alcançada.
No México o ingrediente principal desta sobremesa é o amendoim, porém a receita original que chegou ao nosso país é a da ordem Clementina (de San Clemente em Toledo), cuja base era a amêndoa.
Diz-se que as freiras desta ordem recebiam o aluguel de suas terras com cereais e alimentos e que a preparação do maçapão era a opção que encontravam para evitar que as amêndoas estragassem antes de serem consumidas, porém, hoje em dia mazapão No México é feito com amendoim.
Sabe-se que o nome “maçapão” vem da junção das palavras “maza”, que era o utensílio utilizado para triturar os grãos, e “pan”, que era o produto que se esperava obter dessa mistura.
O amendoim tem muitas propriedades, incluindo:
- Proteína: É uma fonte concentrada de proteína.
- Ácido fólico: Este nutriente auxilia no desenvolvimento de novas células e previne defeitos congênitos.
- Fibra alimentar: ajuda a controlar o colesterol, os triglicerídeos e a glicose.
- Vitamina E: Ajuda a combater os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.
- Vitaminas do complexo B: ajudam a combater o estresse.
- Potássio: Ajuda a regular os fluidos corporais e pode ajudar a prevenir doenças reumáticas ou artrite.
- Niacina: Também conhecida como vitamina B3, pode ajudar a diminuir o colesterol e combater doenças como diabetes, artrite ou zumbido.
- Resveratrol: Uma substância que pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro em até 30%.
- Gorduras saudáveis: Elas contêm gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são boas para o coração.
- Minerais: É fonte de fósforo, potássio, magnésio e zinco.
O amendoim é uma leguminosa nativa da América. Pode ser consumido ao natural, torrado, salgado, temperado, cristalizado ou frito.
Esse cereal é o lanche mais famoso do mundo. Existem quatro tipos básicos de amendoim, cada um dos quais difere em tamanho, cor, sabor e composição nutricional.