Estas são as 10 cidades mais frias do Brasil

O Brasil não é conhecido apenas pelo sol e pelas praias; o frio intenso também ganha destaque, especialmente no Sul. Então, veja aqui as 10 cidades mais frias do país e quais as temperaturas mínimas neste final de semana nestes locais.

Urupema, SC, 2021
Amanhecer frio com neve em Urupema (Santa Catarina) em julho de 2021. Crédito: Fom Conradi/Ishoot.

Para quem gosta de frio, nem precisa sair do Brasil para curtir as temperaturas baixíssimas (e até negativas!). Aqui, o frio ganha destaque principalmente na Região Sul do país, onde se encontra a maioria das cidades mais frias e, inclusive, onde é possível observar até neve em algumas delas.

Então, acompanhe conosco a lista das dez cidades mais frias do Brasil.

As 10 cidades mais frias do Brasil

Urupema (SC)

Começamos com esta, que é considerada a cidade mais fria do Brasil, com temperatura média anual de 14ºC. Localizada na região serrana do estado de Santa Catarina, Urupema recebeu o título de 'Capital Nacional do Frio' em 1º de dezembro de 2021.

Em 2024, Urupema registrou a menor temperatura do ano no país, com -7,2ºC.

Climatologicamente no inverno, a estação mais fria do ano, Urupema tem temperatura mínima por volta dos 6ºC e máxima na casa dos 15ºC. Sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do estado, e por isso, frequentemente registra temperaturas negativas.

Urupema, 2021
Cascata congelou com o frio em Urupema, em julho de 2021. Crédito: Marleno Muniz.

No inverno, a paisagem é marcada por geadas intensas e até neve, atraindo turistas de todo o país. As pequenas cachoeiras e a vegetação rasteira da região nesse período se transformam em superfícies de gelo.

Bom Jardim da Serra (SC)

Também localizada na Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é uma cidade onde as temperaturas frequentemente ficam abaixo de 0ºC no inverno. A combinação do frio intenso e de suas belas paisagens faz da cidade um destino muito procurado para quem curte o frio. A temperatura média oscila em torno de 15ºC o ano todo. Mas durante o inverno, a climatologia indica temperaturas mínimas por volta de 8ºC e máximas de 17ºC.

São Joaquim (SC)

Mais uma cidade da Serra Catarinense, São Joaquim é famosa pelas fortes geadas e ocasionalmente neve durante o inverno frio e úmido, sendo uma importante região para o turismo relacionado ao frio.

São Joaquim (SC), 2020
Campos com geada em São Joaquim (SC), em agosto de 2020. Crédito: Mychel Legnaghi.

No inverno, as temperaturas diárias variam de 0ºC a 10ºC, podendo atingir valores negativos. E climatologicamente, apresenta temperaturas mínima de 6ºC e máxima de 15ºC.

Urubici (SC)

Localizada na Serra Catarinense, Urubici é uma das cidades mais frias do estado. No inverno, as geadas são muito comuns, principalmente em julho e agosto, além de chances de neve. A climatologia do local mostra temperaturas mínimas de 7ºC e máximas de 16ºC durante a estação fria.

São Bento do Sul (SC)

No norte de Santa Catarina está São Bento do Sul, mais uma cidade muito fria do país. Lá, é muito comum a ocorrência de geadas e temperaturas abaixo de 0ºC no inverno. A temperatura média anual é de 16,40ºC. Durante o inverno, a mínima climatológica é de 9ºC, enquanto a máxima fica em torno de 18ºC.

Gramado (RS)

Gramado é uma das mais famosas cidades turísticas do estado do Rio Grande do Sul, especialmente pelo seu clima frio. Localizada na região da Serra Gaúcha, frequentemente registra geadas e, ocasionalmente, neve.

Gramado, neve, 2021
Famosa cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, com neve em 2021. Apesar do frio intenso que faz lá, a neve não é um fenômeno muito comum. Crédito: Divulgação.

As temperaturas diárias variam de 4ºC a 14ºC no inverno, podendo até atingir valores negativos. As mínimas durante essa estação ficam na média de 9ºC e as máximas de 18ºC.

Canela (RS)

Canela é outra importante cidade turística na Serra Gaúcha, próximo de Gramado, e que também registra temperaturas bem baixas durante o inverno rigoroso, e até negativas, com geadas frequentes e, por vezes, neve. Sua temperatura mínima média durante essa estação é de 8ºC e a máxima de 17ºC.

São José dos Ausentes (RS)

São José dos Ausentes, também na Serra Gaúcha, é conhecida pelo clima muito frio, com temperaturas negativas, geada constante e neve quase todos os anos (normalmente muito fraca e em poucos dias da estação). Sua temperatura média anual é de cerca de 14ºC. As médias climatológicas do inverno indicam temperaturas mínimas de 7ºC e máximas de 17ºC.

Monte Verde (MG)

O distrito de Monte Verde, no extremo sudoeste de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, apresenta temperaturas diárias variando entre 4°C e 18ºC no inverno. Seus invernos são frios para os padrões do país, com fortes geadas.

Segundo o INMET, a menor temperatura registrada em Monte Verde (MG) desde que se tem registros foi de −4,5°C em 30 de julho de 2021.

Nessa estação, a climatologia da temperatura mínima é de cerca de 10ºC e a máxima de 20ºC.

Campos do Jordão (SP)

No estado de São Paulo está a cidade de Campos do Jordão, a mais alta do país, com 1.628 m, e uma das mais frias do Sudeste do país. É conhecida como a "Suíça brasileira", devido às suas características arquitetônicas e ao clima frio.

Campos do Jordão, 2023
Campos do Jordão, em São Paulo, registrou geada e amanheceu com temperatura perto de 0°C no final de maio de 2023. Crédito: Sandra Mara.

Nos meses de inverno, a temperatura mínima média é de 10°C e a máxima de 21ºC, com valores diários que podem ficar em torno de 0ºC. Apesar da sua elevada altitude, a ocorrência de neve é rara devido ao clima seco do inverno; entretanto, as geadas são mais comuns.