Estas são as sete maravilhas naturais do mundo, e duas estão na América do Sul!
Através de um concurso internacional que recebeu mais de 500 milhões de votos, foram escolhidas as sete maravilhas naturais do mundo. Descubra quais são e onde estão localizadas essas belezas naturais.
Em 2011, foi realizado um concurso internacional que buscava destacar sete lugares do planeta como maravilhas naturais do mundo, de forma semelhante à forma como foi realizada a votação para escolha das sete maravilhas do mundo moderno quatro anos antes.
Ambas as iniciativas partiram do cineasta e aventureiro suíço Bernard Weber, fundador da empresa New Open World Corporation, responsável pela organização dos dois eventos.
Foram 454 indicados para o concurso das sete maravilhas naturais do mundo, que foram reduzidos até chegar a 28 finalistas, entre os quais estavam lugares como a Grande Barreira de Corais da Austrália, o Grand Canyon dos Estados Unidos e as Ilhas Galápagos do Equador.
Por fim, os 7 selecionados foram escolhidos em concurso que recebeu mais de 500 milhões de votos de todo o mundo. A seguir, te contamos quais são eles.
Cataratas do Iguaçu (Argentina e Brasil)
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na divisa entre a Província de Misiones, na Argentina, e o estado do Paraná, no Brasil, e são um espetáculo da natureza.
São uma das maiores cataratas do planeta, composta por 275 cachoeiras, a maioria delas localizadas em território argentino. A mais alta delas é a Garganta do Diabo, com cerca de 80 metros, que é também a maior e mais impressionante desta maravilha natural do mundo.
Montanha da Mesa (África do Sul)
A próxima maravilha natural está localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, e é uma montanha que se destaca porque no seu topo possui um planalto que se estende por cerca de 3 km de lado a lado.
Esta surpreendente montanha é uma maravilha geológica, que estima-se ter sido formada ao longo de milhões de anos. Devido à sua importância, foi criado o Parque Nacional Montanha da Mesa em 1998.
O planalto fica a cerca de 1.085 metros acima do nível do mar e oferece deslumbrantes vistas panorâmicas da cidade e arredores. Visitar o cume a partir da Cidade do Cabo é bastante fácil, pois existe um teleférico que permite subir sem esforço.
Baía de Ha-Long (Vietnã)
A seguir, temos uma baía deslumbrante de águas cristalinas que está localizada na província de Quang Ninh, no Vietnã, e é uma das atrações mais populares do Sudeste Asiático.
Nesta baía existem mais de 1.600 ilhas e ilhotas calcárias, de diferentes formas e tamanhos, distribuídas por todo o Golfo de Tonkin. Algumas dessas ilhas possuem até cavernas antigas e praias de areia branca.
Além de ser eleita uma maravilha natural do mundo, a Baía de Ha-Long também foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Amazônia (vários países da América do Sul)
Tamanha é a extensão da próxima maravilha natural do mundo que é compartilhada por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Com seus 6,7 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, considerada o "pulmão verde do mundo" e um importante reservatório biológico. Estima-se que mais de 3.700 espécies de fauna e mais de 17.500 espécies de flora vivam em suas florestas e rios.
A maneira mais fácil de visitar a Amazônia é usando como base cidades como Iquitos no Peru, Leticia na Colômbia ou Manaus no Brasil.
Rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas)
O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa está localizado na província de Palawan, nas Filipinas. Este local abriga uma paisagem impressionante com formações calcárias. No entanto, o que o torna extraordinário é que abriga o maior rio subterrâneo navegável do mundo, que se estende por cerca de 8 km.
Este rio de águas cristalinas passa por uma caverna com impressionantes formações geológicas, como estalactites, e deságua no mar, tornando-o muito suscetível às mudanças de maré.
Além de ser uma maravilha natural do mundo, este local também foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e é uma grande atração turística. Pode ser explorado como parte de uma excursão guiada de cerca de 45 minutos.
Ilha de Komodo (Indonésia)
Komodo é uma das muitas ilhas da Indonésia, famosa por ser o habitat do maior lagarto do mundo, o dragão de Komodo, daí o seu nome. Estes répteis excepcionais, que podem atingir 3 metros de comprimento e pesar mais de 300 quilos, só são encontrados nas ilhas menores de Sunda Indonésia.
A Ilha de Komodo, juntamente com as Ilhas Rinca e Padar, constituem o Parque Nacional de Komodo, que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e foi criado com o objetivo de proteger o dragão de Komodo.
Além da importância para a conservação desta espécie, o Parque Nacional de Komodo também se destaca por abrigar uma rica biodiversidade marinha, tornando-se um local muito procurado pelos mergulhadores.
Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
A próxima maravilha natural do mundo é a maior ilha da Coreia do Sul. Esta ilha deve o seu nome ao fato de estar localizada na província de Jeju, embora também seja conhecida como a Ilha do Amor, por ser um destino popular para lua de mel.
É uma ilha vulcânica de clima subtropical, vegetação exuberante e inúmeras atrações turísticas, entre as quais se destacam as suas cavernas de lava e os Harubang ou avós de pedra, peculiares estátuas alongadas em forma de cogumelo esculpidas em rocha vulcânica, muito características da ilha.
Referência da notícia:
Nature. "New 7 wonders of nature". 2011.