Este é o 'Darth Vader dos mares', uma espécie nova e rara descoberta por biólogos no Vietnã

Biólogos descobriram uma nova espécie de isópode marinho em mercados do Vietnã, que foi apelidado de "Darth Vader dos mares" devido ao formato atípico de sua cabeça.

Bathynomus vaderi
O Bathynomus vaderi é uma espécie de isópode gigante que vive no fundo do oceano, medindo mais de 30 cm de comprimento e pesando até 1 kg.

Descoberta em barracas do mercado vietnamita, esta espécie de marisco particularmente impressionante e de aparência atípica já chegou aos pratos dos consumidores vietnamitas. Veja os detalhes abaixo.

Um isópode enorme!

Enquanto vasculhavam os mercados de peixes no Vietnã, biólogos asiáticos se depararam com uma espécie muito surpreendente de isópode (crustáceo cujo corpo é composto de vários segmentos). De fato, esse animal marinho, parecido com uma enorme cochonilha, é particularmente imponente: mede 32,5 cm de comprimento e pesa cerca de 1 kg.

A descoberta foi feita no contexto de uma pesquisa realizada por biólogos que buscavam novas espécies para nomear entre aquelas normalmente capturadas pelos pescadores. Não é incomum encontrar espécies nunca antes registradas nesses enormes mercados ao ar livre, onde os pescadores vêm vender suas capturas de dias anteriores. De acordo com o relatório dos cientistas, sua pesquisa detectou várias espécies novas.

No entanto, foi esse isópode que mais chamou a atenção dos cientistas, especialmente a sua cabeça. Eles encontraram grandes semelhanças com o icônico capacete de Darth Vader na famosa saga Star Wars. Por esta razão, deram-lhe o nome de Bathynomus vaderi, de forma coerente e com um toque de humor.

Entretanto, esta não é a única característica atípica desta espécie. Os biólogos destacaram, por exemplo, uma cavidade profunda no osso do quadril e uma crista proeminente no coracoide (osso do ombro), características físicas que não aparecem em outros isópodes gigantes e que permitiram aos pesquisadores definir este "Darth Vader do mares" como uma nova espécie.

Uma espécie muito apreciada pelos vietnamitas

Embora a prática possa parecer desagradável, os vietnamitas gostam muito dos bathynomus, ou seja, isópodes gigantes, entre os quais esta nova espécie é encontrada. Por exemplo, o Bathynomus jamesi, que pode medir até 50 cm e pesar 2,6 kg, é uma iguaria muito apreciada pela população vietnamita.

Essa atração por esses alimentos especiais levou os pescadores a procurar cada vez mais isópodes gigantes durante suas viagens de pesca em alto mar. O famoso "Darth Vader dos mares" já é bem conhecido pelos pescadores e moradores locais e, ao longo dos anos, tornou-se uma iguaria procurada nos mercados de frutos do mar vietnamitas, com um sabor que lembra lagosta.

O Bathynomus geralmente vive em profundidades de até 2.140 m, e seu habitat natural se estende pelos fundos marinhos dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. No entanto, de acordo com os pescadores, o Bathynomus vaderi só é encontrado nas Ilhas Spratly, um arquipélago localizado a oeste da Indonésia, no Mar da China Meridional.

Embora a crescente popularidade deste isópode característico seja boa para as economias locais, ela também representa problemas para a conservação marinha. A sobrepesca é um problema sério para muitas espécies na região, e o Bathynomys vaderi não é exceção. Portanto, sua atratividade precisará ser monitorada de perto e possivelmente até regulamentada para garantir que a sobrepesca não coloque em risco sua sobrevivência a longo prazo.

Referência da notícia

A new species of supergiant Bathynomus A. Milne-Edwards, 1879 (Crustacea, Isopoda, Cirolanidae) from Vietnam, with notes on the taxonomy of Bathynomus jamesi Kou, Chen & Li, 2017. 14 de janeiro, 2025. Peter K. L. Ng, et al.