Este é um guia gratuito que oferece dicas para evitar o desperdício de alimentos

Publicação é uma iniciativa do Instituto Pacto Contra a Fome e faz parte de movimento para erradicação da fome no Brasil

Guia Lugar de Comida é no Prato
Publicação sobre desperdício de alimentos é gratuita e está disponível em versão digital. Crédito: Jornal Nacional/Divulgação

Lugar de comida é no prato. Esse é o mote e o título de um guia sobre o desperdício de alimentos no Brasil. A publicação reúne informações atualizadas sobre a produção, consumo e o descarte de comida em níveis nacional e global, além de oferecer dicas práticas para reduzir o desperdício em casa e em comunidade. Confira e baixe gratuitamente o guia.

“Acabar com a fome e reduzir o desperdício de alimentos é uma responsabilidade de todos”, afirmam os organizadores no guia. “Para darmos o primeiro passo rumo a essa missão, criamos este Guia para compartilhar visões sobre o que é o desperdício de alimentos e como ele acontece”.

O guia faz parte de uma campanha de mobilização social e é uma realização do Pacto Contra a Fome. O instituto é focado em soluções estruturantes para erradicar a fome no país, conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fartura e fome: duas faces do Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 64 milhões de pessoas no Brasil estão em situação de insegurança alimentar. Esse termo se refere à falta de acesso regular a alimentos “suficientes, nutritivos e seguros” para suprir as necessidades alimentares.

Desse total, 8,7 milhões de brasileiros sofrem com a fome, que é o estágio mais grave da insegurança alimentar. Uma multidão de famintos que ocuparia o espaço de 110 estádios do tamanho do Maracanã.

Em contraste, o Brasil é uma das potências mundiais do setor agrícola, produzindo cerca de 161 milhões de toneladas de alimentos por ano. Ao mesmo tempo, é o 10º país que mais desperdiça comida no mundo. Desde a produção, passando pelo transporte, estoque, venda, até chegar na casa das pessoas, uma média de 55 milhões de comida é desperdiçada anualmente. Os dados são do relatório “Mapa da Fome e Desperdício de Alimentos no Brasil” , realizado em 2022.

Desperdício de alimentos: o que é e como podemos evitá-lo

Quando um alimento que está bom para consumo é jogado fora, configura-se o desperdício. Infelizmente, essa prática está presente em todas as etapas da cadeia de alimentos e não é exclusiva do Brasil. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), todos os anos cerca de 30% de todo alimento produzido no mundo é descartado.

Foto com mesa repleta de alimentos
Práticas simples e cotidianas podem reduzir o desperdício de alimentos. Crédito: David Bebber / WWF-UK

Além de afetar as milhões de pessoas no mundo em insegurança alimentar, o desperdício de alimentos impacta o meio ambiente. Junto com as comidas que vão para o lixo, também são desperdiçados todos os recursos que foram necessários e utilizados para a produção dos alimentos, entre água, solo, energia e combustíveis.

O guia “Lugar de Comida é no Prato” recomenda uma série de dicas que podem ajudar você a reduzir o desperdício diário de alimentos. Confira algumas delas:

  • Na hora do mercado: planeje e faça uma lista dos alimentos que são realmente necessários.
  • Compre frutas, verduras e legumes da estação.
  • Higienize e armazene os alimentos de forma adequada, assim eles vão durar por mais tempo.

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é anunciada no G20

A fome é um dos desafios mais urgentes da humanidade e que vem ganhando tração e relevância nas discussões globais. Encerrada na última quinta-feira (19/11) no Rio de Janeiro, a cúpula do G20, o grupo das maiores economias do planeta, teve entre os principais avanços o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Proposta pelo governo brasileiro, a Aliança já conta com a adesão de 82 países e tem como meta erradicar a fome no mundo até 2030.

"A fome é produto de decisões políticas que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade. O G20 representa 85% dos 110 trilhões de dólares do PIB mundial. Responde por 75% dos 32 trilhões de dólares do comércio de bens e serviços e dois terços dos 8 bilhões de habitantes do planeta. Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”, declarou o presidente Luís Inácio Lula da Silva durante o lançamento da Aliança.

Referências da notícia:

Pacto Contra a Fome. Lugar de comida é no prato - Guia sobre o desperdício de alimentos com dicas fáceis para você adotar. 2024

Gov.Br. Declaração final do G20 exalta combate à fome, taxação de super-ricos e mudanças na governança global. 2024