Estes são os edifícios sustentáveis ​​mais famosos do mundo

São apenas 5 dos muitos edifícios sustentáveis que já existem em todo o mundo, mas constituem um exemplo de eficiência energética e uma visão de como devemos construir no futuro.

The Edge, em Amsterdan, Holanda
O edifício 'The Edge', em Amsterdã (Alemanha), tem a maior pontuação de sustentabilidade da história (98,36%), segundo a agência de classificação ambiental BREEAM. Crédito: Edge.tech.

A sustentabilidade é uma parte inegável do futuro do nosso planeta e é essencial, especialmente em áreas como a arquitetura e design.

Nos últimos tempos tem-se observado um aumento significativo de edifícios sustentáveis em que os arquitetos têm priorizado aspectos como a eficiência energética, a utilização de materiais ecológicos e a integração com o ambiente natural através da incorporação de vegetação, e até de pequenas florestas.

Compilamos uma seleção de 5 destes edifícios onde a sustentabilidade não é apenas um propósito, mas é também uma realidade mais óbvia e plausível.

The Edge, na Holanda

Localizado na cidade de Amsterdã, na Holanda, é um dos edifícios de escritórios mais ecológicos e inteligentes do mundo. O 'The Edge' é a sede da empresa Deloitte, e nos seus mais de 40 mil metros quadrados existem 28 mil sensores que nos permitem saber tudo o que acontece no seu interior, desde a energia consumida até a umidade relativa do ar e o nível da iluminação.

O edifício The Edge tem a maior pontuação de sustentabilidade da história (98,36%), segundo a agência de classificação ambiental BREEAM.

Este edifício de 15 andares, projetado pelo estúdio de arquitetura PLP Architecture, foi inaugurado em 2015. É abastecido com energia solar obtida a partir de um conjunto de painéis localizados na cobertura e em uma das paredes. Também utiliza energia solar dos painéis da Universidade de Amsterdã. Quanto à água utilizada para aquecimento e ar condicionado, a mesma é captada através de um aquífero localizado abaixo do edifício.

Estas características, e muitas outras, deram ao edifício The Edge a maior pontuação de sustentabilidade da história (98,36%), de acordo com a agência de classificação ambiental BREEAM.

Torre Reforma, no México

Projetado pelo arquiteto mexicano Benjamín Romano, o Torre Reforma é o edifício mais alto da Cidade do México e se destaca pelas estudadas medidas de economia de energia. Para começar, ele aproveita a abundante luz natural desta região do México para reduzir o uso de luz elétrica, e abre as janelas ao amanhecer para regular a temperatura.

edifício Torre Reforma, no México
O edifício 'Torre Reforma' foi o vencedor do International Highrise Award 2018, como o melhor arranha-céu do mundo.

Vencedor do International Highrise Award 2018 como melhor arranha-céu do mundo, seu design permite ventilação natural através de orifícios instalados em uma de suas fachadas. Desta forma, apoia e aumenta a eficiência dos sistemas de ar condicionado.

Além de possuir apartamentos para residentes, possui área comercial, estacionamento, auditório panorâmico, um enorme terraço e salas de reuniões.

Manitoba Hydro Place, no Canadá

Localizado na cidade de Winnipeg e inaugurado em 2009, o edifício Manitoba Hydro Place foi projetado por KPMB Architects, Kuwabara Payne McKenna Blumberg Architects, Smith Carter Architects + Engineers e Transsolar.

Edifício Manitoba Hydro Place, no Canadá
O Manitoba Hydro Place foi projetado para superar sua meta sustentável inicial de conservação de energia em 64% ou mais. Imagem: Panoramio.

Hospeda a sede da empresa Manitoba Hydro, a principal fornecedora de energia da província de Manitoba e a quarta maior do Canadá. Esta empresa, que é propriedade do governo provincial, obtém quase toda a sua eletricidade a partir de energia hídrica auto renovável.

Este arranha-céu de vidro foi projetado para superar sua meta inicial sustentável de conservação de energia em 64% ou mais.

Bosco Verticale, na Itália

O Bosco Verticale não pode faltar na lista dos edifícios sustentáveis mais famosos do mundo. Situado na cidade italiana de Milão, na zona de Porta Nuova Isola, é na verdade um complexo composto por dois edifícios, um de 110 metros de altura e outro de 76 metros de altura, ambos cobertos de vegetação. São obra do Boeri Studio, e mais de 800 árvores crescem em suas fachadas.

Bosco Verticale, em Milão, Itália
O Bosco Verticale facilitou um microclima que absorve CO2 e partículas de poeira, além de produzir oxigênio. Imagem: Wikimedia/Goldmund100.

Inaugurados em outubro de 2014, são edifícios residenciais sustentáveis, além de constituírem um belo projeto de reflorestamento urbano. A sua variada gama de arbustos e árvores foi distribuída de acordo com a exposição solar que cada lado da fachada recebe.

Outros edifícios sustentáveis emblemáticos no mundo são a Torre Salesforce, em San Francisco; The Crystal, em Londres, e o The Change Initiative, em Dubai.

Este sistema vertical de plantas florestais proporcionou a criação de um microclima. Na verdade, produz umidade, absorve CO2 e partículas de poeira, além de produzir oxigênio.

Torre Iberdrola, na Espanha

Inaugurado em 2011, o edifício Torre Iberdrola é um dos arranha-céus mais altos da Espanha, além de ser um dos sustentáveis mais famosos do mundo. Projetado pelo arquiteto argentino e nacionalizado americano César Pelli, está localizado no bairro de Abandoibarra, em Bilbao, próximo ao Museu Guggenheim.

Torre Iberdrola, em Bilbao
Com 165 metros de altura, a Torre Iberdrola é também um dos edifícios sustentáveis mais famosos do mundo. Imagem: Governo Basco.

Este edifício, composto maioritariamente por escritórios, dispõe de sistemas avançados de eficiência energética e de tratamento de águas, além de utilizar energias renováveis e materiais de baixa emissão. Desde a sua inauguração já contava com vagas de estacionamento habilitadas para carros híbridos e elétricos.

Não é de surpreender que a Torre Iberdrola seja o primeiro edifício espanhol a obter a nota máxima do Sistema de Classificação de Edifícios Sustentáveis, denominado LEED.E também, com os seus 165 metros, é o mais alto da Europa em obtê-lo, até agora.