Etau e Vamco: duas novas ameaças tropicais no Pacífico Oeste
As tempestades tropicais Etau e Vamco, os novos sistemas tropicais formados no Oceano Pacífico Oeste, ameaçam levar mais danos a países do sudeste asiático já muito devastados por ciclones tropicais, como o Vietnã e as Filipinas.
A temporada de tempestades tropicais e tufões do Oceano Pacífico Oeste, que ocorre entre os meses de maio e outubro, nesse ano se mostrou atipicamente inativa na primeira metade da temporada, porém passou a registrar uma atividade intensa de sistemas tropicais a partir de agosto. Principalmente no último mês, quando uma série de distúrbios tropicais e ciclones, incluindo os tufões Molave e Goni, esse último classificado como o ciclone tropical mais intenso registrado no mundo em 2020, atingiram as Filipinas e Vietnã causando graves inundações e centenas de mortes.
Novembro não começou muito diferente, não dando trégua a esses dois países do sudeste asiático. Nesse final de semana dois novos sistemas se formaram: Etau (ou Tonyo, nome filipino) e Vamco (ou Ulysses, nome filipino). Etau se originou de uma depressão tropical formada a sudeste de Manila, capital das Filipinas no sábado (07), causando chuvas sobre algumas ilhas do país. Ao se deslocar para oeste, saindo da área filipina, o sistema se intensificou sobre o Mar da China Meridional passando para a categoria de tempestade tropical.
Agora Etau está tocando o continente sobre o centro-sul do Vietnã, ameaçando trazer ainda mais chuva numa região já muito afetada por grandes inundações. As previsões indicam que Etau despejará acumulados da ordem de 50 a 100 mm pelo centro-sul do Vietnã, sul de Laos e leste do Camboja, com algumas regiões podendo acumular 200 a 300 mm de chuva.
Algumas partes do Vietnã já receberam cerca de 1270 a 2540 mm de chuva no mês de outubro, de forma que muitas áreas ainda estão inundadas ou o solo já está saturado de água. Portanto, a chuva gerada por Etau aumentará o risco de inundações e deslizamentos de terra, representando um grande perigo de vida. Até o momento, pelo menos 235 pessoas morreram no Vietnã em decorrência desses eventos.
Enquanto Etau se organizava sobre o Mar da China Meridional no domingo (08), sobre o Mar das Filipinas uma nova depressão tropical surgia. Na segunda-feira (09) esse sistema se organizou tornando-se a tempestade tropical Vamco. Pelas imagens de satélite é possível ver que nessa segunda-feira as Filipinas ficaram bem no meio das duas tempestades Etau e Vamco.
Vamco poderá encontrar nas próximas horas condições propícias para sua intensificação (águas quentes e baixo cisalhamento do vento), podendo se tornar rapidamente num tufão com força equivalente a um furacão de categoria 3, com ventos de 179 a 208 km/h. Esses fortes ventos poderão impactar o norte das Filipinas a partir de amanhã, além de gerar grandes acumulados de chuva entre amanhã e quinta-feira (12).
Depois de atravessar as Filipinas, Vamco deverá seguir trajetória para oeste, passando sobre o Mar da China Meridional e chegando até o Vietnã no final dessa semana, levando novamente mais uma rodada de chuvas e ventos fortes ao país.
Mesmo com a intensa atividade de sistemas tropicais dos últimos meses, a temporada de tufões do Pacífico Oeste desse ano está menos ativa que a temporada de furacões do Atlântico Norte, algo que ocorreu apenas duas vezes antes: em 2010 e 2005. Até o momento foram registradas 22 tempestades tropicais e 9 tufões, enquanto que o Atlântico Norte já registrou 28 tempestades e 12 furacões, e está prestes a formar sua 29ª tempestade, que será nomeada de Theta.