Expedição no Peru descobre 27 novas espécies, algumas bizarras: peixe ‘cabeça de bolha’ e rato anfíbio estão na lista
Cientistas se surpreenderam ao encontrar tantos animais desconhecidos pela ciência em Alto Mayo, uma região bem povoada do Peru. Espécies raras e exóticas foram encontradas. Veja os detalhes.
Uma expedição de 38 dias em Alto Mayo - uma região bem povoada no noroeste do Peru e que inclui a floresta amazônica - descobriu 27 espécies de animais, incluindo um raro rato anfíbio, uma salamandra arbórea e um incomum peixe ‘cabeça de bolha’. A pesquisa registrou, no total, 2.046 espécies de vida selvagem e plantas.
Veja abaixo mais informações sobre as descobertas.
Espécies bizarras descobertas em área povoada no Peru
As descobertas são particularmente surpreendentes, levando em consideração a alta densidade populacional da região e fatores como o desmatamento e o uso do solo para a agricultura.
“A paisagem de Alto Mayo abriga 280.000 pessoas em cidades, vilas e comunidades. Com uma longa história de mudança no uso da terra e degradação ambiental, fiquei muito surpreso ao encontrar uma riqueza geral de espécies tão alta, incluindo tantas espécies novas, raras e ameaçadas, muitas das quais podem não ser encontradas em nenhum outro lugar”, comentou Trond Larsen, diretor no Conservation International’s Moore Centre for Science e líder da expedição.
E até 48 outras espécies também podem ter sido encontradas, embora estudos adicionais sejam necessários para determinar se são espécies novas mesmo.
Algumas das espécies encontradas no Peru
Entre os animais, a expedição encontrou uma nova espécie de esquilo anão, oito tipos de peixes, três anfíbios e 10 tipos de borboletas.
Os pesquisadores ficaram particularmente chocados com a descoberta do peixe ‘cabeça de bolha’ devido à sua cabeça alargada que parece uma bolha (daí seu nome) - algo que eles nunca tinham visto antes. Este peixe é um tipo de bagre com boca de cerdas. A função dessa ‘bolha’ é um mistério, mas Larsen acredita que pode ser algo relacionado a órgãos sensoriais na cabeça, ou para auxiliar no controle da flutuabilidade, ou para fornecer reservas de gordura.
Um rato anfíbio também foi encontrado, que tem as patas parcialmente palmadas e se alimenta de insetos aquáticos. Ele pertence a um grupo de roedores semi-aquáticos considerados entre os mais raros do mundo, dos quais a maioria das espécies são extremamente raras e difíceis de coletar.
Outra espécie descoberta foi um esquilo anão que mede apenas 14 cm, metade do comprimento de um esquilo cinza médio do Reino Unido, por exemplo. Tem cor marrom-castanho, é muito rápido, salta rapidamente e se esconde nas árvores, o que o torna extremamente difícil de ser avistado na densa floresta tropical.
Além desses dois mamíferos (o rato anfíbio e o esquilo anão), também foram encontrados outros dois: um camundongo espinhoso e um morcego frugívoro de cauda curta.
Uma nova espécie de salamandra arbórea foi encontrada, de pernas pequenas e atarracadas e coloração castanho-amarronzada manchada. Ela foi localizada em uma pequena área da floresta, e passa a maior parte do tempo em vegetação baixa e arbustos.
Além desses, uma nova espécie de sapo de boca estreita, dez novas espécies de borboletas e dois novos besouros de esterco foram descobertos.
E embora essas espécies nunca tenham sido descritas pela ciência (o processo de atribuição de uma espécie e nome), algumas já eram conhecidas pelas comunidades indígenas que habitam a região do Alto Mayo no Peru.
Referências da notícia
Blob-headed fish and amphibious mouse among 27 new species found in ‘thrilling’ Peru expedition. 20 de dezembro, 2024. Graeme Green/The Guardian.
‘Bizarre’ blob-headed fish and amphibious mouse among 27 new species found in Peru. 20 de dezembro, 2024. Rosa Rahimi/CNN.
Swimming mouse among 27 new species discovered in Peru. 20 de dezembro, 2024. Alex Loftus/BBC News.