Fake News: a onda de calor extrema em Fevereiro
Desde o início do mês de Janeiro, uma notícia meteorológica falsa tem sido repercutida e espalhada sem filtros em grupos de aplicativos de mensagens. Como você pode se proteger do pânico catastrófico proporcionado por este tipo de conteúdo?
A era digital proporcionou aos seres humanos uma nova maneira de obter informações de uma forma simples, rápida e prática. Porém, com as facilidades de disseminar as informações vieram também as facilidades em espalhar notícias falsas, também conhecidas como Fake News. Assim como em outras áreas da ciência, as fake news são um grande problema para a meteorologia, pois além de produzir previsões erradas e sem embasamento científico, ainda causam pânico na população.
Algumas fake news da meteorologia já são famosas por serem repetidas todos os anos. Este é o caso da falsa notícia que tem se espalhado em aplicativos de celular nas últimas semanas, pois a notícia foi divulgada no mesmo período do ano passado. A mensagem catastrófica informa que haverá uma grande onda de calor no mês de fevereiro e que a falta de divulgação é culpa da defesa civil e dos telejornais que não querem assustar a população. Segue abaixo parte da falsa notícia:
“Atenção: Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro..A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial..Muita água..Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite...E detalhe , não há previsão para um dia sequer de chuva..A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia.. Fica a dica..Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário..Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários [...].”
As previsões do sistema de previsão climática (CFS - NCEP) para o mês de fevereiro mostram anomalias positivas de temperatura à 2 metros de altura na costa leste do nordeste brasileiro e no centro de Minas Gerais. Para o sertão nordestino e partes centro-oeste do país a previsão é de anomalias negativas. Para o resto do país, as previsões de temperatura para o mês de fevereiro estão próximas da média climatológica. As anomalias positivas e negativas são variações com relação a média climatológica. Estas variações são comuns e experimentamos todos os anos.