Festival de Parintins se aproxima: saiba tudo sobre o famoso evento no estado do Amazonas
Este ano, o tradicional Festival de Parintins ocorrerá entre os dias 28 e 30 de junho, em Parintins, no estado do Amazonas. Veja mais informações sobre este evento cultural aqui.
O Festival de Parintins é uma das maiores festas folclóricas do país. Foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2018. Com raízes no início do século 20 e oficializado em 1966, o evento celebra a rica cultura do povo amazônico, integrando elementos das culturas indígena, africana e europeia.
O evento é realizado anualmente na cidade de Parintins, às margens do Rio Amazonas, no estado do Amazonas, e este ano acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. Mais especificamente, a festa, que atrai milhares de turistas de todo o mundo, terá lugar na Ilha Tupinambarana, localizada a 369 km de Manaus.
O festival é muito conhecido pelas apresentações dos bois-bumbás ‘Garantido’ (com roupas e acessórios em cor vermelha) e ‘Caprichoso’ (roupas em cor azul), que retratam lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos por meio de danças, músicas e alegorias.
A competição entre os bois é o ‘coração’ do festival. Cada boi tem sua cor e é acompanhado por um grande grupo de dançarinos, músicos e artistas, onde suas apresentações são avaliadas por uma comissão de jurados em diversos quesitos.
Este ano são esperadas cerca de 230 mil pessoas, entre moradores e turistas de todo o país.
A competição dos bois
Durante os três dias da festa, Parintins se veste com a cor azul do “Boi Caprichoso” e a cor vermelha do “Boi Garantido”. Serão três noites de apresentação no “Bumbódromo” da cidade, uma espécie de arena, com desfiles de alegorias e encenações de temas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos. A entrada é gratuita.
A apresentação de cada boi vai durar uma hora e 20 minutos e cada um contará com um elenco de mais de 200 pessoas no palco. Enquanto um dos bois se apresenta, a torcida da agremiação deve permanecer em silêncio. Caso haja algum tipo de manifestação da outra parte, o boi poderá ser punido, conforme regulamento do festival.
Ao final de cada apresentação, um júri composto por 10 integrantes julgam vários quesitos atribuindo notas. Cada noite é avaliada separadamente. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todas as três noites.
Dicas para os turistas
- Se planeje antecipadamente, pois a cidade fica lotada durante o evento; inclusive alguns pacotes turísticos oferecidos por empresas locais já estão esgotados;
- Leve roupas leves e confortáveis, pois nessa época do ano o calor é bem forte na cidade. E não esqueça do protetor solar e do repelente contra insetos;
- Beba bastante água para se manter hidratado;
- Esteja aberto e respeitoso às tradições locais, especialmente se for sua primeira vez na festa ou na região;
Além disso, vale a pena experimentar a culinária local, que é rica em sabores únicos.
Então, gostou? Ainda há tempo, prepare-se e arrume suas malas para o destino amazonense!