Fim de semana com alerta de temporais no Sul do Brasil

O mês de setembro, que é conhecido pelo início da estação dos maiores temporais, acabou de começar e já com alerta de chuva forte. Temporais devem atingir o Sul do Brasil neste fim de semana, em especial RS e SC.

temporais
Alerta de temporais para a região Sul do Brasil neste fim de semana.

O mês de setembro é conhecido pelo início da estação dos maiores temporais devido a chegada da primavera. A estação das flores, mas também das piores tempestades começa apenas no dia 22 de setembro às 16 horas e 21 minutos, no entanto, a primavera climatológica já começou.

Para o primeiro fim de semana deste mês já são esperadas características marcantes para a época do ano: temporais. O alerta vai para a região Sul do Brasil com a formação de uma nova frente fria.

O sistema frontal se forma já nesta sexta-feira (03) através de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma sobre o Paraguai e outra na costa do Rio Grande do Sul, que serão responsáveis pela mudança no tempo.

Temporais na região Sul

O tempo instável já deve chamar a atenção nesta sexta-feira no sul e no leste gaúcho devido às rajadas de vento que podem ultrapassar a casa dos 60km/h. A chuva, entretanto, ainda deve ser isolada e rápida, atingindo especialmente o sul do estado.

É mesmo no sábado (04) que a chuva promete ganhar intensidade. Os temporais devem começar pelo oeste do Rio Grande do Sul no período da manhã. Atenção redobrada devido às rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Ao longo do dia, a chuva avança pelo território gaúcho e não se descarta a possibilidade de transtornos devido aos altos volumes e sua intensidade, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre.

Vale ressaltar que os temporais também podem atingir áreas de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná até o final do dia. Os maiores acumulados devem ser registrados na faixa entre a serra e o litoral sul catarinense. No domingo (05), o destaque passa a ser as pancadas de chuva com trovoadas logo pela manhã em Florianópolis, mas isso não deve durar muito tempo.

Chuva nas demais regiões do país

A persistência de instabilidades em altos níveis da atmosfera ainda pode provocar acumulados significativos e eventual chuva forte entre o Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais nesta sexta-feira, mas a boa notícia é que isso não deve continuar no final de semana.

Ainda que intercaladas com períodos de melhoria e aparecimento do sol, pancadas de chuva também podem ser intensas em boa parte da região Norte até pontos de Mato Grosso no Centro-Oeste. Instabilidades associadas a uma área de baixa pressão atmosférica se juntarão ao calor e a umidade da Amazônia nesses próximos três dias.

Os maiores volumes de precipitação devem ser registrados no noroeste do Amazonas e entre o sul do Amapá e o noroeste do Pará entre a noite de sexta e a manhã de sábado. No domingo, atenção especial entre Acre e Rondônia. Apesar dos períodos de melhoria, vale ressaltar que em todas as áreas de chuva, não se descarta possibilidade para algum evento extremo.

E o tempo seco?

Apesar dos temporais previstos para diferentes regiões do Brasil no decorrer desses próximos dias, o tempo seco ainda persiste e domina a maior parte do Brasil Central. O que não deve mudar no final de semana.

sol
Sol e calor não dão trégua em boa parte do Brasil Central.

Grande parte do estado do Paraná deve continuar sem chuva, mesmo com o avanço da frente fria pela região Sul do Brasil. Na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o tempo firme também chamará a atenção. Outra área que deve permanecer sem chuva é o Tocantins, além do sertão e agreste nordestinos.

Em áreas em que o tempo firme ainda não dá trégua fica o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar, altas temperaturas e aumento do número de focos de queimadas.