Fiona: conheça o resgate épico da ovelha mais solitária do mundo, isolada há anos em um penhasco

O caso da ovelha Fiona despertou um grande interesse, reunindo mais de 55.000 assinaturas em uma petição da Change.org. Ela está sã e salva, embora envolvida em uma disputa sobre seu novo local de residência.

Ovelha Fiona
A ovelha Fiona, depois de ser tosquiada. Crédito: Facebook The Sheep Game.

Final feliz para Fiona, a “ovelha mais solitária do mundo”. Recentemente, ela foi resgatada por 5 agricultores que escalaram um penhasco na Escócia, onde ficou isolada por dois anos.

Os voluntários, que descrevem a missão como “épica”, levaram-na para um parque agrícola local onde ela se encontra em “condições incríveis”, segundo explica o grupo de resgate The Sheep Game.

"Nós a chamamos de Fiona e ela agora está sã e salva e indo para um conhecido parque agrícola escocês", detalharam.

Petição para ajudar a resgatar a ovelha Fiona

O animal foi ouvido pela primeira vez em 2021. Jillian Turner, um homem que navegava de caiaque de Balintore a Nigg, relatou isso. Quando voltou este ano, ficou surpreso e viu que o animal ainda estava no mesmo lugar. “Existem várias grutas naquela zona e pensa-se que ela se refugiou numa delas, o que explicaria a forma como sobreviveu”, disse ele.

O caso de Fiona despertou grande interesse, segundo indicou o La Vanguardia. A petição na Change.org pediu ajuda para resgatar a ovelha e reuniu mais de 55 mil assinaturas. Houve também um apoio significativo através das redes sociais.

Por fim, cinco jovens alpinistas conseguiram chegar até ela com equipamentos, pinças e uma grande bolsa, onde a colocaram e protegeram nas subidas e descidas da falésia. A operação de resgate não foi fácil, segundo relata o site The Sun, ainda mais considerando que Fiona acumulou ao longo de dois anos um novelo de lã que dificultou a operação.

youtube video id=jB7pMyDeeds

Um dos que ajudaram no trabalho foi Ali Williamson, que explica que utilizaram um “equipamento pesado” para levá-la com segurança até uma “incrível encosta” do penhasco. “Foi um trabalho subir essa ladeira”, disse.

O principal problema eram as condições rochosas perto de Balintore (Escócia). Até mesmo especialistas em bem-estar animal da SPCA escocesa alertaram que qualquer tentativa de intervenção seria provavelmente “incrivelmente complexa”, mas este grupo foi capaz de lidar com a situação.

A missão de resgate foi organizada por Cammy Wilson, um tosquiador de ovelhas e apresentador do programa Landward da BBC. Ele organizou o resgate de cinco homens em um vídeo postado online. “Temos esta ovelha numa encosta incrivelmente íngreme. Agora ela irá para um lugar muito especial que muitos de vocês conhecem muito bem, onde poderão vê-la praticamente todos os dias”, disse ele.

Disputas pela nova vida da ovelha Fiona

O grupo de resgate The Sheep Game compartilhou imagens e anunciou que o “enorme novelo” retirado da ovelha será sorteado para caridade.

Mas nem tudo nesta história são flores! Depois de ser tosquiada, Fiona ficou irreconhecível e permanece “escondida”, após um protesto pelos direitos dos animais em frente à fazenda onde estava, segundo indicou o site Clarín.

Os defensores dos direitos animais levantaram preocupações sobre os planos para transportá-la por quase 500 quilômetros até um zoológico em Dumfries, que está fechado durante o inverno e onde ela terá tempo para se adaptar à sua nova vida com outras ovelhas e cordeirinhos.

Os ativistas acreditam que os direitos de Fiona estão sendo violados. Jamie Moyes, do Animal Rising, disse: “Estamos convidando a Fazenda Dalscone para conversar conosco sobre transferi-la para um santuário animal, onde ela possa viver com segurança e paz, longe do público. Os zoológicos são ambientes estressantes e inadequados para a maioria dos animais. Especialmente um que foi abandonado e isolado nos últimos dois anos".

Uma petição lançada por ativistas afirma que “embora estejamos satisfeitos por ela não estar mais presa no sopé de um penhasco, é completamente inapropriado que ela seja levada para se tornar um espetáculo em um zoológico. Agora, precisamos nos unir mais uma vez e garantir que ela tenha a oportunidade de viver o resto de sua vida com segurança e paz em um santuário".