Forte terremoto na região do Everest, dezenas de vítimas no Tibete: vídeos e a situação
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu há poucas horas a região do Tibete, a algumas dezenas de quilômetros do Everest, causando graves danos e dezenas de vítimas. Os vídeos e a situação.
Um poderoso terremoto ocorreu há poucas horas numa região remota do Himalaia, no Tibete, no lado chinês do Monte Everest. O terremoto teve magnitude de 7,1, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), com um hipocentro a apenas 10 km de profundidade. Segundo a agência Reuters, o terramoto ocorreu às 9h05, hora local (2h05 em Itália), e o epicentro localizou-se não muito longe de Tingri, um condado rural chinês conhecido como a porta de entrada norte da região do Everest.
O terremoto também foi sentido claramente nos vizinhos Nepal, Butão e Índia. Nos vídeos que circularam nas redes sociais nas últimas horas, temos uma ideia da potência do terremoto e dos graves danos causados pelo evento sísmico.
O epicentro do terremoto está localizado a aproximadamente 80 km ao norte do Everest, a montanha mais alta do mundo (8.848 metros acima do nível do mar).
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a área de Katmandu, no Nepal, em abril de 2015, causando a morte de cerca de 9 mil pessoas e milhares de feridos, no pior terremoto de todos os tempos naquela região.
O epicentro desse terremoto, ocorrido em 25 de abril há dez anos, está localizado a menos de 200 km do terremoto de hoje.
Uma área de colisão entre placas tectônicas
O terremoto de magnitude 7,1 ocorrido em 7 de janeiro de 2025 no Tibete ocorreu em uma área de colisão entre as placas da Eurásia e da Índia.
A colisão continental entre as placas indiana e euroasiática provoca o soerguimento das montanhas do Himalaia. Essa área perto da fronteira entre as placas indiana e euroasiática é afetada com relativa frequência por poderosos terremotos.
Ao longo do século passado, 10 terremotos de magnitude superior a 6 ocorreram num raio de 250 km do epicentro do terremoto de 7 de janeiro de 2025. Estes incluem o terremoto M7.3 no Nepal de 2015, localizado a cerca de 160 km a sudoeste, e o terremoto. Terremoto de magnitude 8,0 de 1934, localizado a aproximadamente 160 km ao sul-sudoeste.
O que ampliou os danos na área do epicentro foi a relativa superficialidade do hipocentro, a menos de 10 km da superfície.
Tibete, sob controle da China desde 1951
O Tibete é uma vasta região histórico-geográfica da Ásia Central, atualmente sob o controlo da China, que recuperou o controlo militar e económico em 1951.