Fortes tempestades geomagnéticas estão causando perturbações na magnetosfera: quais são as consequências?
As poderosas tempestades geomagnéticas que atingiram a Terra nas últimas semanas tiveram repercussões significativas na magnetosfera terrestre.
As poderosas tempestades geomagnéticas que atingiram a Terra nas últimas semanas tiveram repercussões significativas na magnetosfera terrestre. De acordo com o estudo da Ocean Networks Canada, esses eventos intensos causaram perturbações significativas no campo magnético da Terra.
As auroras boreais que colorem os céus das regiões polares são o resultado da interação de partículas carregadas do Sol com o campo magnético da Terra. No entanto, as tempestades magnéticas também podem causar perturbações significativas no campo magnético da Terra.
As consequências destas tempestades também podem ser sentidas ao nível do oceano, segundo os observatórios subaquáticos da Ocean Networks Canada (ONC).
O exemplo de 20 anos atrás
Um evento semelhante ocorreu há vinte anos, quando os cientistas observaram partículas emitidas por uma explosão solar que conseguiram atingir a Terra e gerar uma aurora boreal claramente visível a olho nu, até mesmo na Hungria.
No entanto, a descoberta interessante foi que estas partículas causaram perturbações significativas no campo magnético da Terra, que também foram detectadas por instrumentos subaquáticos.
Segundo Kate Moran, presidente e CEO da ONC, a intensidade da explosão solar foi tanta que afetou o campo magnético da Terra. Os dados coletados a partir destas observações subaquáticas podem ser inestimáveis para a compreensão do impacto de eventos semelhantes no nosso planeta, e para a formulação de estratégias de previsão e mitigação.
Que consequências poderia haver na tecnologia e nas comunicações?
No caso de novas tempestades geomagnéticas muito poderosas, as repercussões, especialmente no setor das comunicações e da tecnologia, poderão ser muito significativas.
Segundo o físico Justin Albert, da Universidade de Victoria, o Sol atingirá o pico de seu ciclo solar nos próximos dois anos, com aumento de erupções solares e tempestades magnéticas.
Isto levanta questões sobre as possíveis consequências para a vida na Terra, incluindo os efeitos nas comunicações por satélite, nas redes elétricas e nos sistemas de navegação.
De fato, sabemos que as tempestades solares podem ter impactos significativos nas infraestruturas tecnológicas e nas redes de comunicações.
As previsões indicam que poderosas tempestades solares poderão perturbar significativamente os satélites de comunicação e até danificar o Telescópio Espacial Hubble, como aconteceu no passado.
De acordo com Jonathan McDowell, do Centro Harvard & Smithsonian de Astrofísica, as poderosas erupções do Sol continuarão até 2025, com um número crescente de manchas solares aparecendo na superfície da estrela. Isto poderia levar ao aumento da atividade geomagnética e a um maior risco de interrupções tecnológicas na Terra.