Frutas diuréticas: conheça seis opções para ajudar a desinchar o organismo
A retenção de líquidos é muito comum no verão, e afeta principalmente as mulheres causando aumento de peso. Veja seis frutas que têm ação diurética ajudando a desinchar o organismo.
A retenção de líquidos é um distúrbio comum que afeta principalmente as mulheres, causando acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. O problema pode se manifestar em diferentes regiões, como pernas, tornozelos, mãos e abdômen, e o verão é o período em que mais ocorre, causando inchaço e mal-estar.
Nesse sentido, existem algumas frutas que ajudam a desinchar o organismo, diminuindo a retenção de líquidos. Essas frutas que são ditas diuréticas possuem alto teor de água e auxiliam no trabalho dos rins, na produção de urina e na eliminação de sódio, ajudando assim a reduzir o inchaço.
As sete frutas diuréticas para desinchar o organismo
Segundo Cintya Bassi, nutricionista e coordenadora de nutrição no Grupo São Cristóvao Saúde, em São Paulo, essas frutas são ótimas para a hidratação e desinchar o organismo. Ela lista seis opções, que são:
Abacaxi
Esta fruta, além da grande concentração de água que ajuda na hidratação, também é rica em potássio, um mineral que ajuda a manter o equilíbrio da água no corpo.
Também auxilia a eliminar as toxinas graças a uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão. E ainda possui muitas fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal, segundo Bassi.
Coco
Segundo a nutricionista, a água do coco natural possui grande quantidade de potássio e magnésio, o que auxilia na eliminação de líquidos. A fruta tem baixo teor calórico e é cheia de eletrólitos - minerais que atuam em diversas funções regulatórias do corpo.
Maçã
A maçã é um diurético natural graças à alta quantidade de potássio e vitamina B6. E também possui pectina, uma fibra solúvel que melhora o funcionamento intestinal.
Melancia
A melancia é conhecida como uma das frutas mais hidratantes, constituída por 90% de água, e com alta concentração de líquidos e minerais com ação diurética. E possui baixa densidade calórica: 100 gramas da fruta têm apenas 30 kcal.
Os antioxidantes presentes na fruta ainda influenciam positivamente a função renal. Além disso, Bassi explica que ela possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer de próstata e de mama, e de doenças do coração.
Melão
O melão é rico em fibras e água, o que auxilia na hidratação e na regulação do intestino, sendo uma fruta ótima para acabar com os inchaços do corpo. Tem poucas calorias, e possui bioflavonóides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios.
"Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial, e fibras, que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação", explicou Bassi.
Pêra
Essa fruta auxilia na eliminação de líquidos principalmente devido ao baixo teor de sódio associado ao alto teor de potássio, o que ajuda a manter o equilíbrio de líquidos dentro e fora das células.
A pêra fornece nutrientes importantes para o organismo como vitaminas e antioxidantes. E ainda possui pectina, melhorando o funcionamento intestinal, ajudando no controle glicêmico e reduzindo o colesterol total.
Referências da notícia
Frutas diuréticas: 7 opções para desinchar o organismo. 03 de fevereiro, 2023. Guilherme Faber/Terra.
Melancia, melão: conheça as 5 frutas diuréticas que ajudam a acabar com a retenção de líquidos. 05 de fevereiro, 2024. Redação/O Globo.