Furacão Norma se aproxima do México e país ativa plano de emergência
O furacão Norma no Pacífico leste se intensificou rapidamente nesta quinta-feira (19), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC). A última atualização do centro reporta ventos máximos sustentados de 212 km/h.
Está ativo no oceano Pacífico leste o furacão Norma, que se intensificou rapidamente na manhã desta quinta-feira (19), atingindo agora a categoria 4 na escala Saffir-Simpson. Com um deslocamento de 11 Km/h para norte e pressão central de 946 hPa, o sistema se move para a costa do México, em direção à área turística de Los Cabos.
Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, a tempestade causará fortes chuvas e transtornos como alagamentos e inundações na parte sul da Baja California Sur durante o próximo final de semana.
Alertas para o México
O governo do México já emitiu um alerta de furacão para a Península da Baixa Califórnia, de Todos Santos a Los Barriles, incluindo Cabo San Lucas, e na quarta-feira (18) ativou um plano de emergência para a região de Baja California, devido à aproximação do fenômeno.
"Uma forte tempestade segue para a Baixa Califórnia Sul e temos que nos preparar", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador, que pediu para a população ficar atenta aos efeitos do furacão. "Por experiência, precisamos enviar com tempo equipamentos para ajudar a população e alimentos", disse ele.
Como parte do plano, mais de 6 mil efetivos estavam em alerta nos estados de Baja California e Baja California Sur, com foco nas localidades de San Quintín, Mulegé e La Paz, segundo a Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) do país.
As fortes chuvas provavelmente causarão inundações repentinas na área urbana da Baja California, com possíveis deslizamentos de terra em áreas de terreno elevado. As ondas marítimas geradas pelo Norma já estão afetando partes da costa sudoeste do México.
Previsão do furacão Norma
Segundo o NHC, espera-se que Norma gere acumulados de chuva entre 125 e 250 milímetros, com valores pontuais de até 380 milímetros, até o próximo domingo (22), no extremo sul de Baja California Sur. Contudo, o sistema deverá enfraquecer à medida que se aproxima do continente, tocando a terra como uma tempestade tropical.
As ondas marítimas atingirão o norte, ao longo da costa oeste do México e em direção à Baja California Sur durante os próximos dias. Essas ondas provavelmente causarão correntes de retorno, com risco de vida para quem estiver no mar.
Além disso, outro distúrbio no oceano Pacífico poderá ocorrer nos próximos dias. Trata-se de um ciclone, com 50% de chances de formação nas próximas 48 horas e 80% de chances nos próximos 7 dias, ao sul da costa oeste do México. Espera-se que esse sistema se desenvolva gradualmente, deslocando-se para o norte, ao longo da costa mexicana, no final de semana. Ele pode causar fortes chuvas e impactos em áreas do sul do México.
Na semana passada, o México já havia sido atingido pelo furacão Lidia, que chegou em terra firme com categoria 4 no estado de Jalisco, no oeste do país, derrubando árvores, linhas de energia e provocando grandes inundações, além de fazer pelo menos uma vítima fatal.