Futuro no Brasil: Laboratório de inteligência artificial será construído no estado de São Paulo
Universidade estadual em São Paulo, UNESP, irá fundar uma estrutura focada em inteligência artificial localizada em São José dos Campos.
A inteligência artificial vem se tornando cada vez mais presente em nossas vidas e em diversos campos da Ciência. Ela é usada para otimização de processos até resolver problemas científico, algo que foi destacado pelo Nobel de Química desse ano. Cada ano que passa, ela tem ganhado mais espaço e desempenhando um papel importante no avanço tecnológico e na sociedade.
Um dos pilares para esse crescimento do uso de inteligência artificial está em ter profissionais capacitados. A demanda por especialistas em inteligência artificial aumentará cada dia mais e diversos lugares já estão vendo como a formação de profissionais na área é importante. Muitas universidades e institutos já estão investindo na educação de estudantes de forma a ter uma bagagem na área de inteligência artificial.
Uma das universidade que estão focando no futuro é a estadual de São Paulo, UNESP. A universidade está propondo um “laboratório do futuro” que seria um laboratório de inteligência artificial focado em capacitar pessoas e resolver problemas reais da sociedade e da indústria. O laboratório tem previsão de ser inaugurado no segundo semestre de 2025.
Laboratório do futuro
A UNESP está planejando inaugurar um laboratório de inteligência artificial em São José dos Campos que tem objetivo de capacitar profissionais e resolver demandas. O laboratório será localizado no Parque Tecnológico e a previsão é que seja inaugurado na segunda metade de 2025. Atualmente, o projeto já recebeu cerca de 8 milhões de reais de investimento do governo federal.
A UNESP também entrou com um investimento inicial de quase 200 mil reais e há estimativas que a universidade poderá entrar com valores por volta de 10 milhões. Os recursos estão sendo utilizados para montar a infraestrutura, comprar computadores e equipamentos, além de contratação de pessoal técnico. O espaço já está alugado e o plano é que a construção e reforma aconteça nos primeiros meses do ano que vem.
Capacitar profissionais
O objetivo principal do laboratório é criar uma residência em inteligência artificial para capacitar profissionais na área. A residência estaria aberta para alunos formados em outras instituições além da UNESP. A ideia é que a residência consiga atrair pessoas formadas em T.I. e em áreas correlacionadas. Dessa forma, o programa pretende formar profissionais e especialistas em inteligência artificial.
Esses profissionais realizarão um curso de especialização enquanto também realizam projetos com focos científicos e sociais. Os alunos envolvidos nos projetos poderão receber bolsas acadêmicas e trabalhar de forma integral no projeto. Os projetos serão relacionados com resolução de problemas e construir modelos de inteligência artificial para cada problema, que pode ser científico ou não.
Resolver problemas
Outro objetivo é que o laboratório pretende fazer parcerias com empresas que poderão financiar o projeto. A localização do laboratório também é privilegiada devido às empresas que estão na região e no próprio Parque Tecnológico. Essas parcerias poderão ser benéficas para os dois lados onde os recursos ajudarão a expandir o projeto do laboratório e as empresas ganhariam com soluções com uso de inteligência artificial.
Além disso, os profissionais que estarão presentes no laboratório poderão contribuir diretamente com os problemas e necessidades da sociedade. Uma forma de contribuir para solução de desafios que a sociedade apresenta e até a própria comunidade universitária. As aplicações irão desde uso de inteligência artificial generativa até outras aplicações.
São José dos Campos
A cidade São José dos Campos está localizada a cerca de 78 km da capital São Paulo e ela é reconhecida como um dos maiores polos tecnológicos do Brasil. O foco da cidade é a presença de empresas e instituições com foco nas áreas aeronáutica e aeroespacial.
Dessa forma, o laboratório de inteligência artificial da UNESP estará localizado em uma das cidades que estão liderando o avanço tecnológico no país. A presença do laboratório nesse ecossistema reforçará a posição de São José dos Campos com a inovação e tecnologia. Isso mantém a cidade como uma referência tecnológica que chamará atenção de empresas e instituições.