Grande incêndio alimentado por fortes ventos causa estragos em Los Angeles, Califórnia: vídeo e situação

Um grande incêndio, alimentado por ventos muito intensos, devastou um bairro residencial em Los Angeles, na Califórnia (EUA), queimando mais de mil hectares. Trinta mil pessoas foram evacuadas e um estado de emergência foi declarado.

Nas últimas horas, as áreas urbanas a oeste de Los Angeles, na Califórnia (EUA), foram atingidas por um grande incêndio que iniciou ontem (7), obrigando milhares de pessoas a evacuarem.

O grave incêndio começou no bairro nobre de Pacific Palisades, uma área residencial tranquila com vilas, um refúgio de celebridades e milionários, e depois se espalhou para a cidade de Santa Mônica, queimando mais de mil hectares de terra.

As chamas se espalharam com velocidade impressionante devido ao vento forte, com rajadas de 130 km/h, e à seca que assolou a região, descontrolando o fogo em poucas horas.

Grandes áreas de Pacific Palisades, Topanga e Malibu foram colocadas sob ordem de evacuação ontem (7) à tarde, relata o site Los Angeles Times; mas escapar da área não foi fácil devido aos engarrafamentos nas ruas e à forte fumaça. Algumas pessoas fugiram para as praias, diante de um vendaval que fez as chamas avançarem muito rapidamente.

Muitas pessoas deixaram seus carros abandonados pelas ruas, para fugir do avanço imparável e repentino das chamas.

Às 15h30 de ontem (dia 7), hora local (20h30 no Brasil), cerca de 30.000 pessoas tinham sido evacuadas. Não houve relatos de feridos, disse o chefe de polícia de Los Angeles, Jim McDonnell, em uma entrevista coletiva à tarde.

Um incêndio que se agravou devido aos ventos de Santa Ana

O incêndio em Palisades, Los Angeles, iniciou por volta das 10h30 de ontem, hora local, perto de Piedra Morada Drive, e foi alimentado por intensas rajadas de vento quente e seco.

Esse tipo de vento, comum no sul da Califórnia durante os meses mais frios, é conhecido como “vento de Santa Ana” e alimentou muitos dos incêndios florestais mais violentos desse país nos últimos anos.

São ventos secos e quentes, que se manifestam com violentas rajadas semelhantes a furacões, que sopram de nordeste a partir do interior do sul da Califórnia, soprando em direção à costa. Eles se movem na direção oposta ao fluxo normal que transporta o ar úmido do Pacífico em direção ao continente.

A violência das rajadas e a característica de vento seco contribuíram para a rápida propagação das chamas.

Depois de algumas horas, o incêndio queimou mais de 1.000 hectares, afetando áreas como Getty Villa e o campus da Palisades Charter High School. As autoridades locais declararam estado de emergência.

Os bombeiros responderam a dezenas de chamados de moradores presos em edifícios cercados pelas chamas. As causas ainda estão sendo investigadas.

Enquanto isso, os EUA se preparam para uma grande onda de inverno rigoroso

Enquanto a Califórnia enfrenta o incêndio devastador na área metropolitana de Los Angeles, outra região dos Estados Unidos se prepara para a chegada de uma grande onda de inverno rigoroso, que deixará temperaturas muito baixas e neve até o sudeste do país. Provavelmente estamos falando de uma das mais importantes ondas de geada e neve da última década nos EUA.

O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA alertou que a nova perturbação também trará neve e gelo ao Texas, Oklahoma e Arkansas, afetando 11 milhões de pessoas.