HMPV: o que se sabe sobre a doença viral da China que tem assustado o mundo
O Centro de Controle de Doenças da China alertou a população para tomar precauções de saúde e higiene, diante do aumento no número de casos de metapneumovírus humano (HMPV).
O número de casos de metapneumovírus (HMPV), um vírus respiratório que causa sintomas gripais, têm aumentado rapidamente nos últimos dias no norte da China, especialmente entre as crianças, de acordo com as autoridades locais.
O Centro de Controle de Doenças (CDC) do país asiático alertou a população sobre a importância de adotar medidas de saúde e higiene para evitar a disseminação do vírus. Veja abaixo mais detalhes sobre essa doença viral e quais os riscos associados.
O que é o metapneumovírus?
Primeiramente, o metapneumovírus humano não é um vírus novo, sendo conhecido desde 2001.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o HMPV é um vírus relativamente comum e que, em geral, causa sintomas leves de resfriados. No entanto, os casos graves podem causar pneumonia, especialmente em crianças, idosos ou pessoas imunossuprimidas.
Sua transmissão se dá através de gotículas presentes no ar, do contato com pessoas infectadas ou contato com superfícies contaminadas. Atualmente, não existe tratamento específico para o vírus, nem vacina para prevenir a doença; assim, a prevenção torna-se crucial, especialmente em períodos de alta circulação viral.
As recomendações para controlar a disseminação do vírus são: manter-se em isolamento caso esteja doente, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, manter os ambientes bem ventilados, usar máscara em locais públicos e com aglomeração de pessoas, lavar bem as mãos regularmente com água e sabão e evitar contato próximo com pessoas doentes.
E quais os sintomas?
Segundo os órgãos de saúde, os sintomas mais comuns do metapneumovírus são:
- Tosse;
- Febre;
- Congestão nasal;
- Falta de ar;
E em casos mais graves, o vírus pode causar bronquite ou pneumonia.
Há risco de uma nova epidemia?
O CDC da China rebateu alguns rumores na internet sobre hospitais lotados e descartou temores de uma nova pandemia como a da covid-19 em 2019.
A preocupação diante do aumento de casos no país asiático se deve ao aumento inesperado de infecções principalmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos, e a causa exata desse aumento ainda é desconhecida.
Isso levanta suspeita para a possibilidade de o metapneumovírus ter sofrido alguma mutação genética, segundo os especialistas. Mas fatores ambientais e sociais estão sendo investigados para saber se contribuíram para essa alta nos casos.
Segundo o virologista Flavio Fonseca, professor do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do HMPV se comportar igual ao Sars-CoV-2, como aconteceu com o vírus de 2019, são muito pequenas.
"Contudo, é consenso entre os virologistas que, embora a situação exija investigação, a preocupação global está mais relacionada ao nível de vigilância atual, após o impacto da Covid-19, do que a um real problema grave na China”, disse Fonseca.
Referências da notícia
Metapneumovírus: o que se sabe sobre doença viral em alta na China. 06 de janeiro, 2025. Gabriela Maraccini.
HMPV: conheça a doença viral da China que tem assustado o mundo. 06 de janeiro, 2025. Marina Borges.
What is human metapneumovirus, are cases surging in China, and should we be worried?. 06 de janeiro, 2025. Helen Davidson.