Humanos voltarão à Lua! O que sabemos sobre a missão Artemis?
A Nasa anunciou essa semana os quatro astronautas que estarão a bordo da missão Artemis II. O conjunto de missões Artemis tem como objetivo levar humanos até a Lua novamente e com isso se preparar a ir até Marte.
Os astronautas que irão até à Lua no ano que vem, através da missão Artemis II, são Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. Porém, a missão tem como objeto apenas passar próximo da superfície lunar sem pousar.
Durante a Artemis II, o objetivo é fazer uma trajetória que passe por cerca de 10 mil quilômetros da superfície lunar e retorne à Terra. Porém, a Artemis II é uma missão que visa preparar para a Artemis III que pretende levar humanos a pisarem na Lua novamente.
Essa é a primeira vez em mais de 50 anos que humanos irão para a vizinhança lunar. A última vez foi através das missões Apollo que ficaram famosas por serem as missões que levou o primeiro homem a pisar na Lua.
Por que voltar à Lua agora?
As missões Apollo tinham como objetivo impulsionar os Estados Unidos durante a Corrida Espacial. Por causa disso, as missões receberam grande investimento do governo americano para colocar o homem na superfície lunar pela primeira vez.
Agora, com novas tecnologias e novas perguntas sobre o satélite natural da Terra, a NASA em parceria com ESA e SpaceX decidiram que é viável voltar até a Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.
Um dos motivos é o interesse em levar humanos até Marte e uma viagem até a nossa vizinha mais próxima, a Lua, seria essencial para testar as novas tecnologias, assim como a capacidade dos foguetes.
Artemis I
Dando início à missão Artemis, em novembro do ano passado, a missão Artemis I foi lançada. A missão tinha como objetivo testar a tecnologia e a possível trajetória que a Artemis II faria no futuro. A missão Artemis I foi um sucesso e durou cerca de 25 dias.
Essa missão foi importante para que, além de ter testado a trajetória, foi possível encontrar alguns problemas como no aquecimento da nave e alguns danos que estão sendo corrigidos por engenheiros. Porém, a missão foi considerada bem sucedida e foi o primeiro passo de uma série de missões que acontecerá nos próximos anos.
Artemis II
Seguindo do sucesso da primeira, a Artemis II irá levar uma tripulação que seguirá o mesmo caminho da missão anterior. Essa semana, a NASA anunciou os 4 tripulantes que irão fazer a trajetória em torno da Lua. É previsto para acontecer em novembro de 2024.
Importante ressaltar que a Artemis II não irá orbitar e não irá pousar na Lua. O objetivo da missão é contornar a Lua em uma trajetória como se fosse um oito. A nave irá ficar cerca de 10 mil quilồmetros de distância da superfície lunar.
A importância da missão é que servirá como preparo para a missão Artemis III que tem como objetivo colocar humanos novamente no solo lunar com intuito tecnológico e científico.
Artemis III: a volta dos seres humanos até a Lua
Prevista para acontecer em 2025, a missão Artemis III é um dos objetivos principais das missões anteriores. A ideia é que a missão coloque novamente os humanos para pisar na Lua. Além disso, durante a Artemis III, NASA e seus colaboradores pretendem colocar a primeira mulher no solo lunar e também a primeira pessoa não-branca.
Mas o principal interesse é estudar condições e tecnologia para que seja possível levar os humanos até Marte. As missões Artemis servirão como testes e casos de estudo para que seja possível que a jornada até Marte aconteça no fim dessa década.