Imagens chocantes dos temporais e inundações em Tucumán, Argentina
O alerta meteorológico foi cumprido na província, gravemente afetada por um sistema convectivo que deixou chuvas generalizadas e intensas. Na capital, 92 mm foram registrados em poucas horas, com múltiplas consequências.
Um fim de semana muito instável está sendo registrado em questões meteorológicas na metade norte da Argentina, com tendência a desenvolver diferentes mesossistemas convectivos como não se observava há muito tempo.
Em primeiro lugar, as províncias de Córdoba, Santa Fé e Entre Ríos foram afetadas a partir de sábado, e depois outro sistema deste tipo foi gerado a partir da tarde, que se concentrou e fortificou fundamentalmente na província de Tucumán à noite.
As chuvas começaram na madrugada de sábado em áreas altas da província de Tucumán. Conforme relatado pela Defesa Civil à mídia LV12 Web "as chuvas foram bastante intensas aqui em Tafí del Valle, especialmente em Alta Montaña. Houve um aumento no fluxo dos rios e transbordaram em partes, El Mollar e La Angostura sendo afetado".
A tempestade atingiu furiosamente as aldeias de verão de Tafí del Valle e El Mollar depois das 19h, onde havia vários setores sem eletricidade e as ruas rapidamente se transformaram em rios.
O Serviço Nacional de Meteorologia Argentino (SMN) havia emitido um alerta amarelo para fortes tempestades em Tucumán desde a manhã, que foram generalizadas e intensificadas na província a partir da noite.
A água forçou seu caminho pelas ruas como se fossem rios, complicando o trânsito e deixando muitas pessoas presas. Em menos de 6 horas, foram registrados 92 mm de chuva, segundo os dados oficiais registrados pelo SMN.