Imagens dramáticas da tragédia na Colômbia: pelo menos 40 mortos em deslizamentos de terra em Chocó
Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas. As atividades de busca e resgate dos desaparecidos na lama continuam. Imagens chocantes.
Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas em uma série de deslizamentos de terra ocorridos na tarde de sexta-feira (12), no quilômetro 17 da rota Medellín-Quibdó, perto da cidade de El Carmen de Atrato, no departamento de Chocó.
Devido às chuvas intensas, grandes porções das encostas das montanhas adjacentes à estrada deslizaram e soterraram os veículos que estavam parados no local. Uma testemunha gravou o momento e o vídeo circula nas redes sociais.
Além disso, o desabamento destruiu uma casa onde pelo menos 50 pessoas se refugiaram enquanto esperavam a melhoria das condições meteorológicas. Entre as vítimas fatais estão crianças e bebês. Circula nas redes sociais um vídeo que pertenceria aos momentos anteriores à chegada da tragédia.
Assim que a notificação de emergência pôde ser dada (a área tem conectividade muito fraca) os protocolos correspondentes foram ativados, mas as frentes de resgate começaram depois das 20h, devido ao mau tempo e porque outros 10 deslizamentos dificultaram o acesso ao área.
O exército, bombeiros, helicópteros, drones, guindastes e equipes de cães de busca treinados trabalharam intensamente no local. Mas, segundo um bombeiro, o terreno na área estava macio ou “cauteloso” na noite de sexta-feira, o que dificultou a mobilidade das equipes de resgate.
Desaparecido e choque para parentes
Na tarde de sábado (13), as vítimas mortais continuavam a ser procuradas debaixo dos montes de terra e lama, com de tempo mais estável e surgimento do sol.
Enquanto isso, parentes de pessoas desaparecidas se aproximavam do local, aguardando qualquer informação sobre seus entes queridos. A incerteza na identificação das vítimas acrescenta angústia e drama à situação. Perto do local foi montado um acampamento para dar apoio aos familiares.
A Procuradoria Regional de Chocó disponibilizou imagens das vítimas para facilitar sua identificação. Além disso, informou que há corpos que foram transferidos para Medellín e outros estão na Unidade de Reação Imediata de Quibdó, capital deste departamento, para que possam vir identificá-los.
O departamento de Chocó declarou calamidade pública e pede aos moradores da região que evitem se aproximar do local.