Inacreditável! Descoberto um esqueleto de dinossauro gigante em um jardim
Esqueleto de dinossauro de 25 metros é descoberto em um jardim na região de Plombal, em Portugal. É o maior fóssil de saurópode já descoberto na Europa até agora.
Tudo começou em 2017 no centro de Portugal. Em Plombal, um morador começa a construir um anexo à sua casa. Ao cavar com uma retroescavadeira, ele descobre acidentalmente vários ossos de um dinossauro. Rapidamente, o jardim é isolado para ser estudado por especialistas da Universidade de Lisboa.
E foi só no início de agosto de 2022 que uma equipe de pesquisadores portugueses e espanhóis desenterrou o resto dos fósseis do animal. A pesquisa continuará no local e nos arredores durante os próximos meses. E esta é uma descoberta importante, pois pode ser o maior esqueleto de saurópode fossilizado já descoberto na Europa.
"É um dos maiores exemplares conhecidos na Europa, mesmo a nível mundial", detalhou na segunda-feira (29 de agosto) Elisabete Malafaia, diretora das escavações e paleontóloga da Universidade de Lisboa. Outro fato "raro": em comparação com as habituais descobertas de fósseis, este está particularmente bem preservado.
Graças ao tamanho do esqueleto, os paleontólogos estimam que este dinossauro tinha quase 12 metros de altura e 25 metros de comprimento. Eles identificaram o animal como sendo da família dos saurópodes e poderia corresponder a um braquiossauro. Estes espécimes estão entre os maiores animais que já viveram na Terra e povoaram notavelmente a região oeste de Portugal.
Os saurópodes eram dinossauros herbívoros, se alimentavam de folhas, galhos e eram quadrúpedes. As suas 4 patas eram pouco desenvolvidas porque tinham de aguentar o seu peso, que podia chegar até 50 toneladas! Esses animais, que viveram entre 160 e 100 milhões de anos atrás, eram reconhecíveis por seus longos pescoços e longas caudas.
Até agora, os pesquisadores conseguiram desenterrar apenas as costelas e vértebras do saurópode. E parece que a região de Plombal é propícia à descoberta de fósseis de dinossauros.
"Pesquisas na localidade paleontológica de Monte Agudo confirmam que a região de Pombal possui um importante registro fóssil de vertebrados do Jurássico Superior, o que nas últimas décadas proporcionou a descoberta de elementos abundantes muito importantes para o conhecimento das faunas continentais que habitaram a Península Ibérica cerca de 145 milhões de anos atrás", diz Elisabeth Malafaia.
O esqueleto conhecido por ser o maior fóssil de saurópode até hoje foi encontrado nas montanhas dos Pireneus, na Espanha. O dinossauro tinha quase 18 metros de comprimento.